» Últimas Notícias
16/11/2017
Dr. José Aparecido Batista Cardoso Almoça na Somese

 Na tarde desta quinta-feira 16/11 a Sociedade Médica de Sergipe teve o prazer em receber o Dr. José Aparecido Batista Cardoso, Diretor do Instituto Médico Legal (IML), Cirurgião Geral e do Trauma. E além das ilustres presenças de grandes médicos do nosso estado, tivemos também a presença de universitários com o intuito de descobrir um pouco sobre o funcionamento do Instituto Médico Legal e das novas atividades e técnicas desenvolvidas e de facilitar o acesso ao IML pelos mesmos.
O Instituto Médico Legal (IML) Dr. Augusto Leite, em Aracaju, inicializou um projeto de análise e identificação de ossada humana que tem como objetivo descobrir a quem pertence 120 ossadas que estão na instituição. O plano iniciado no começo do mês consistirá em usar técnicas da Odontologia Forense para reconhecimento de pessoas e motivos que levaram à morte. A área de atuação da Odontologia Forense, também conhecida como Odontologia Legal, é a pesquisa de acontecimentos relacionados a Balística Forense, Perícia Logística na vítima, de maneira parcial ou completa, Traumatologia Odonto-Legal entre outras técnicas que têm como objetivo a identificação humana.

O projeto do IML está contando com a presença de profissionais da área de Odontologia Forense das cidades de João Pessoa (PB) e São Luiz (MA), além da participação da bióloga e antropóloga Forense portuguesa Eugênia Cunha, vinda da Universidade de Coimbra, que atua há 33 anos na área. A perita, que ficará em Sergipe até esta quinta-feira (16/11), colaborando na identificação de ossadas humanas, destacou a importância da Odontologia Forense na área criminal. "O trabalho da Odontologia Legal é fundamental nos processos de investigação criminal na identificação de pessoas e levar informações as famílias das vítimas, como por exemplo explicar se foi de fato ou não um homicídio", afirma.

Eugênia Cunha destacou que, o IML de Sergipe possui uma boa estrutura para identificação de corpos e esta atividade ficará mais eficiente. "O IML está muito bem estruturado e funciona muito bem em relação ao trabalho de identificação.

  A perita ministrou uma palestra sobre a importância da Antropologia Forense nos processos criminais na Universidade Tiradentes (Unit). Na ocasião, o público teve a oportunidade de conhecer técnicas da Odontologia Forense e como o trabalho da área se tornou essencial no âmbito da perícia criminal.
O diretor do IML, o médico-legista e nosso convidado José Aparecido Batista Cardoso, ressaltou que as novas técnicas iniciadas na identificação de ossadas humanas mostram um bom resultado e trazem a possibilidade de reconhecer pessoas que antes não era possível.

» Leia mais...
Dr. Marco Antônio Costa Campos de Santana fala das Aplicações Médicas da Oxigenoterapia Hiperbárica no Almoço Somese.
Dr. Linus Martins Santos Ornelas fala sobre a "Restituição de Contribuição Previdenciária"
Dr. Antonio Claudio Santos das Neves fala sobre " A Situação Atual do Idoso no Brasil"
Dr. Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida Procurador Geral da República em Sergipe, discutindo o tema: FHS x SES
Sr. Rodrigo Vasco Presidente do Instituto Voz Brasil, fala sobre o "Movimento Saúde Sergipe"
Dra. Waneska Barboza Secretaria da Saude de Sergipe fala sobre as "Ações da Saúde no Município de Aracajú" no almoço da Somese
Sra. Adely Carneiro Diretora Regional do Sesc-Se fala sobre "As ações do Sesc em Sergipe".
Somese recebe GERMANA ARAÚJO para seu almoço semanal.
 
 
 
 
IPEMED
 
 
Receba novidades da Somese em seu e-mail
 
 
 
 
Sociedade Médica de Sergipe - Somese
Rua Guilermino Rezende, 426 - Bairro Sao José - Aracaju SE
CEP: 49020-270 - Telefax: (79) 3211-0719
 
Copyright - Todo conteudo desse site tem total direitos reservados, 2010