» Últimas Notícias
30/11/2017
Tema: Drogas Sintéticas

 

              Na tarde desta quinta-feira 30/11 recebemos em nossa entidade o diretor do Denarc (Departamento de Narcóticos) e o Perito Criminal Ricardo Leal Cunha. O tema abordado nesta ocasião foram as Drogas Sintéticas, e a presença do Dr. Ricardo justamente que nos deu um viés biológico e de como essas drogas agem no corpo do usuário.

  Segundo o Dr. Osvaldo o Denarc tem como atribuições: investigar crimes relacionados a tráfico de entorpecentes, inclusive com infiltrações de Policiais Civis, das mais diversas carreiras, em organizações criminosas que tenham em seu bojo de atividades o tráfico de entorpecentes.

  Prevenir e reprimir os crimes de tráfico, uso indevido de drogas, apurar os desvios, roubos e furtos de substâncias entorpecentes.

  Troca de informações com as demais autoridades Policiais Federais, Estaduais e Estrangeiras, visando o combate ao tráfico.

A relação de consumo entre traficante e usuário se dá de forma consensual e tem crescido de forma exponencial o numero tanto do consumo quanto de apreensões destes psicoativos.

  Responsável por instituir a atual política sobre drogas no país, a Lei 11.343, conhecida como Lei de Drogas, completou uma década em 2016 em meio a críticas. Para entidades da sociedade civil, a legislação contribuiu para o aumento da população carcerária brasileira nos últimos dez anos. E alguns de seus dispositivos são questionados por reproduzir um modelo ineficaz de “guerra às drogas”. O tema está no centro da discussão mundial sobre segurança pública e saúde. No Brasil, ele ganha relevância com uma ação em curso no Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Em outros países, alguns governos têm mudado legislações proibicionistas e adotado modelos alternativos.

 

Fomos apresentados às diversas formas de Drogas Sintéticas que são substancias que apresentam propriedades farmacológicas e que são produzidas em laboratórios utilizando insumos não naturais. 90% de sua fabricação é de origem Chinesa onde não existe controle e nem a fiscalização desse tipo de atividade sendo os outros 10% fabricados no Leste Europeu.

  Ao contrário do senso comum que tem a errônea ideia de que essas drogas só são usadas em eventos de musica eletrônica as estatística do Denarc e da Secretaria de Segurança vem mostrando que não existe mais nicho, o uso e acesso a essas drogas está cada vez mais fácil e pode ser facilmente mascarada por ser pequeno, hoje em qualquer festa é possível encontrar e fazer uso das Drogas Sintéticas.

 

 

» Leia mais...
Dr. Linus Martins Santos Ornelas fala sobre a "Restituição de Contribuição Previdenciária"
Dr. Antonio Claudio Santos das Neves fala sobre " A Situação Atual do Idoso no Brasil"
Dr. Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida Procurador Geral da República em Sergipe, discutindo o tema: FHS x SES
Sr. Rodrigo Vasco Presidente do Instituto Voz Brasil, fala sobre o "Movimento Saúde Sergipe"
Dra. Waneska Barboza Secretaria da Saude de Sergipe fala sobre as "Ações da Saúde no Município de Aracajú" no almoço da Somese
Sra. Adely Carneiro Diretora Regional do Sesc-Se fala sobre "As ações do Sesc em Sergipe".
Somese recebe GERMANA ARAÚJO para seu almoço semanal.
Os Benefícios do Bradesco Saúde aos seus Associados
 
 
 
 
IPEMED
 
 
Receba novidades da Somese em seu e-mail
 
 
 
 
Sociedade Médica de Sergipe - Somese
Rua Guilermino Rezende, 426 - Bairro Sao José - Aracaju SE
CEP: 49020-270 - Telefax: (79) 3211-0719
 
Copyright - Todo conteudo desse site tem total direitos reservados, 2010