Notícias

Mar 2011

ACADEMIA DE MEDICINA REALIZA SESSÃO HISTÓRICA

Compartilhar:

20190815130845_5d55838d61dd9.jpg

          A Academia Sergipana de Medicina realizou sessão histórica em 16 de março de 2011, com o auditório da Somese repleto, para homenagear quatro grandes cirurgiões sergipanos: Fernando Felizola, Francisco Bragança, Moacyr Freitas e Djenal Gonçalves. Eles receberam o BISTURI DE PRATA, pela contribuição que trouxeram para as ciências médicas do Estado de Sergipe.                Os ilustres cirurgiões foram saudados pelo acadêmico e vice-mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Capítulo de Sergipe, Marcos Prado Dias. Na sua locução, Prado falou da sua satisfação pela oportunidade de poder saudar seus queridos professores, traçando singela biografia de cada um, relatando fatos agradáveis da convivência que teve com eles.                Em seguida o presidente da Academia, Fedro Portugal, procedeu à entrega do Diploma  e do Bisturi de Prata aos cirurgiões. O Dr. Djenal recebeu seu prêmio pelas mãos do diretor do CCBS/UFS Antonio Paixão. Em seguida, o médico e vereador de Aracaju Emerson Costa entregou o Bisturi de Prata ao Dr. Moacyr Freitas. Depois os doutores Bragança e Felizola receberam a distinção pela mãos do Dr. Ricardo Bragança e José Anderson Nascimento, este presidente da Academia Sergipana de Letras, respectivamente.            Em nome dos homenageados, fez uso da palavra o Dr. Francisco Bragança que, bastante emocionado, agradeceu à Academia a homenagem recebida. Depois do discurso de Bragança, franqueada a palavra pelo presidente da sessão, fizeram uso dela os acadêmicos Marcos Ramos, que declamou uma poesia de sua autoria homenageando seus professores, José Teles de Mendonça e o Dr. Vollmer Bomfim. Em seguida, acadêmicos e homenageados posaram para uma foto em conjunto.

       A mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes personalidades: Dr. Jorge Viana, secretário adjunto da Saúde e presidente da Unicred Aracaju, Dr. José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras, Dr. Antonio Carvalho da Paixão, diretor do CCBS/UFS, Dr. Emerson Costa, vereador, Dra. Angélica Rezende, representando a OAB/SE, Dr. Adelson Chagas, representando a Unimed Sergipe e o Dr. José Menezes, presidente do Sindicato dos Médicos.

       Durante a sessão, o Dr. Alex Vianey, chefe do Departamento de Medicina da UFS, apresentou a programação comemorativa do Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina, que será iniciada a partir do dia 21 de março.

      Ponto marcante na solenidade foi a exibição de um documentário produzido pelo acadêmico Lucio Prado Dias, que foi o Mestre de Cerimônias da solenidade, com imagens de  momentos fundamentais da história da Medicina de Sergipe e seus vultos da área cirúrgica.

ACADÊMICOS PRESENTES: Fedro Menezes Portugal, José Hamilton Maciel Silva, Lucio Antonio Prado Dias, Déborah Pimentel, Paulo Amado Oliveira, Marcos Aurélio Prado Dias, Zulmira Freire Rezende, Eduardo Antonio Conde Garcia, José Augusto Soares Barreto, Alexandre Gomes de Menezes Neto, Cleovansóstenes  Pereira deAguiar, José Geraldo Bezerra, Francisco Prado Reis, Maria Helena Domingues Garcia, Elizabete Tavares, Marcos Ramos Carvalho, Anselmo Mariano Fontes, José Teles de Mendonça, Jeferson Sampaio e Roberto César Pereira do Prado.

        O Dr. Gildo Simões, da diretoria do Sindimed, registrou em vídeo alguns momentos da sessão e colocou à disposição dos interessados na Internet, através do Youtube, que pode ser visto pelo link http://www.youtube.com/watch?v=UROC6S19obU ou acessando o site da Academia (www.infonet.com.br/asm)        

Siga-nos no Instagram