RETROSPECTIVA 2009
  Parte 1/2
JANEIRO  
 

14 - Morre Manoel Cabral Machado, com 92 anos, sendo sepultado em Capela.

14 - A Unimed, após meses de negociações, firma convênio com o Hospital Primavera.

20 – Falecimento do médico Washington de Aguiar Torres, no Hospital São Lucas.

24 - Morre Lincoln Marcelo Silveira Freire, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) por dois mandatos, de 1998 a 2004, e professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

30 - Cineclube Somese apresenta o filme "Antes de Partir".

   
FEVEREIRO  
 

2 - Médicos Henrique Batista, Lucio Prado Dias, William Soares e Roberto Gurgel, os quatro últimos presidentes da Somese, reúnem-se com o Dr. Petrônio Gomes, atual presidente, para discutir ações estratégicas para a entidade.

10 – Prof. Silvano Raia profere conferência "Progresso Científico, Ética e Prática Médica", no auditório da Somese. Deborah.jpgEle atualmente coordena o Projeto de Captação de Órgão do Sistema Nacional de Transplante.

15 - Academia Sergipana de Medicina lança Movimento Pró - Jessé, com o objetivo de sensibilizar o Governo de Sergipe a colocar o nome do ilustre médico sergipano no Hospital Regional de Estância.

22 - Academia Sergipana de Medicina lança Movimento Pró-Garcia, com o objetivo de sensibilizar o Governo de Sergipe a colocar o nome do ilustre médico sergipano no Hospital Regional de Lagarto, que compõe o Campus da Saúde da UFS.

24 - Déborah Pimentel, presidenta da Academia Sergipana de Medicina, é aprovada no doutorado em Ciências da Saúde, no Núcleo de Pós graduação em Medicina da UFS.

26 - Médicos da Prefeitura de Aracaju paralisam suas atividades por tempo indeterminado, em protesto contra o arrocho salarial.

   
MARÇO  
6 - Acadêmico Lucio Prado Dias participa de reunião da Câmara Técnica Permanente da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – CBHPM, na sede da AMB em São Paulo.

12 - Acadêmico Petrônio Gomes, presidente da Somese, participa de reunião do Conselho Deliberativo da Associação Médica Brasileira em Fortaleza.

16 – UFS promove aula inaugural dos programas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, com palestra do professor Marco Antonio Barbieri, da USP-Ribeirão Preto.

17 – Médicos da Prefeitura de Aracaju, em greve, comparecem à solenidade de aniversário de Aracaju, na Praça Inácio Barbosa. Usando camisas com a pergunta: quanto vale o médico? e com faixas nas mãos, a categoria não consegue conversar com o prefeito Edvaldo Nogueira. Acompanhando o movimento, os presidentes das entidades médicas Somese e Cremese, Petrônio Gomes e Henrique Batista respectivamente, prestam solidariedade ao presidente do Sindimed José Menezes e aos colegas grevistas.

18 – Médico José Abud profere palestra “Qualidade de Vida na Terceira Idade” em sessão ordinária da Academia Sergipana de Medicina. Acadêmicos recebem diploma de Membro Titular.

20 – O médico José Sérvulo Sampaio Nunes recebe Título de Cidadania aracajuana.

23 - Acontece, na Cantina Il Piato, reunião da diretoria da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Sergipe com a presença dos médicos José Maria Chaves, que também é presidente da regional do Ceará, e de seu vice João de Deus Pereira da Silva. O encontro objetivou a retomada das atividades da Sobrames em nosso Estado. O médico Marcelo Ribeiro foi eleito por aclamação presidente da entidade.

25 - Unimed Sergipe realiza Assembléia Geral Ordinária na Somese com rateio das perdas entre os cooperados, como manda a Lei.

 

26 - A implantação do curso de Medicina na Universidade Tiradentes foi tema da reunião almoço de diretoria da Sociedade Médica de Sergipe, com a presença do reitor Jouberto Uchoa. O MEC ainda não autorizou o curso.

27 - Acontece mais um Cineclube Somese com a exibição do filme “Melhor é Impossível”.

30 - Acadêmico Antonio Carlos Sobral Sousa recebe título de Fellow of American College of Cardiology, durante a realização da 58º edição da Annual Scientific Session do American College of Cardiology.

31 - Unicred Aracaju realiza Assembléia Geral Ordinária no Hotel Real Classic, com resultados positivos para os associados cooperados.

   
ABRIL  
 

2 - Secretário de Estado da Saúde Rogério Carvalho participa do tradicional almoço da Somese. Ele fez explanação técnica sobre o organograma das Fundações de Saúde.

3 - Morre o intelectual sergipano Mário Cabral, com 94 anos. Ele residia em Salvador e era membro da Academia Sergipana de Letras desde 1941, ocupando a Cadeira 17, que tem com patrono o médico Ascendino Ângelo dos Reis.

4 - O desembargador Cezário Siqueira Neto determina a ilegalidade da greve dos médicos da Prefeitura, que já dura um mês.

8 - Sindicato dos Médicos recebe a notificação da Justiça e a greve é suspensa. O presidente do Sindimed lamenta decisão da Justiça e faz duras críticas ao prefeito Edvaldo Nogueira. Médicos fazem 23Maria Helena Garcia.jpgprotesto queimando dois Judas na Praça Fausto Cardoso, um simbolizando o prefeito e o outro simbolizando a saúde pública, que segundo eles, teria sido “queimada pelo prefeito”. A multa diária aplicada ao sindicato caso não suspenda a greve é de R$ 5 mil reais diários.

15 - Academia Sergipana de Medicina realiza sessão solene para a posse da anestesiologista Maria Helena Domingues Garcia na cadeira 23, que tem como Patrono Juliano Calazans Simões e como Membro Fundador Antonio Eduardo.jpgGarcia Filho. Ela é saudada pelo acadêmico Marcos Ramos de Carvalho.

 

16 - Almoço da Somese recebe o jornalista Jozailto Lima, do jornal Cinform, que fala sobre a relação da imprensa com a classe médica e que meios utilizar para uma convivência mais fraterna.

16 - Dia Mundial da Voz tem comemorações abertas nacionalmente em Aracaju, pelo presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, o acadêmico Jeferson d’Ávila.

22 - Ex-presidente da Associação Médica Brasileira, Eleuses Vieira de Paiva, assume em Brasília, o cargo de deputado federal pelo DEM/SP.

23 - Cremese encaminha à diretoria do Hospital de Urgência Gov. João Alves Filho relatório de vistoria efetuada pelos presidentes das entidades médicas, apontando uma série de irregularidades. A ampla divulgação da “visita surpresa” pela imprensa sergipana, tem forte repercussão e provoca inquietação no comando do governo.

23 – É instalada a Comissão Estadual de Honorários Médicos com palestra do ex-presidente da Somese Lúcio Antonio Prado Dias, que ressalta a importância da Comissão, sua gloriosa história de lutas em prol da classe médica e o destaque que trouxe para Sergipe nos últimos doze anos. Por unanimidade, foi escolhido o Dr. Émerson Costa como presidente da Comissão.

24 - Acadêmico Eduardo Garcia, recebe da Prefeitura de Aracaju a Comenda da Ordem do Mérito Serigy, em grau Grã-Cruz, em solenidade ocorrida no auditório do Palácio de Justiça Tobias Barreto.

   
MAIO  

2 - Começa a ser distribuída aos associados a edição 112 da Revista Somese, após longo período sem circular. Com novas seções e articulistas que se revezarão ao longo de suas edições, a revista será editada a cada dois meses.

7 - O tempo e o salão de eventos da Somese foram pequenos para o que o ex-governador João Alves Filho teve pra contar. E ele não se fez de rogado. O almoço da Somese, iniciado ao meio dia com casa cheia, somente foi encerrado às 16 horas e ninguém reclamou.

13 – Abertas em todo o país as inscrições para eleição de Conselheiro Federal, junto ao Conselho Federal de Medicina. Prazo vai até o dia 1º de junho.

19 - O presidente da Sociedade Médica de Sergipe Petrônio Gomes, representa a Academia Sergipana de Medicina em reunião da Federação Brasileira das Academias de Medicina em Brasília.

20 - Acontece reunião plenária da Academia Sergipana de Medicina com palestra do Ac. Francisco Prado Reis sobre o projeto da Faculdade de Medicina da Unit.

28 - O Sistema de Regulação do SUS em Aracaju foi debatido no almoço da Somese com o Dr. Luiz Eduardo Prado Correia, coordenador do Nucaar, da Secretaria Municipal de Saúde.

 

29 - Cineclube Somese está de volta com a exibição do filme “House” , o campanha_SOS-480pixels.jpgprimeiro episódio que deu origem ao seriado de sucesso na TV com o mesmo nome.

29 - O acadêmico Lúcio Prado Dias participa em São Paulo de reunião conjunta da Câmara Técnica da CBHPM e da Comissão Nacional de Honorários Médicos.

29 - Acontece no Starfish Ilha de Santa Luzia Resort, no município de Barra dos Coqueiros, a abertura da XXII Jornada Norte Nordeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

29 - Médicos de São Paulo e lideranças médicas de todo o país vão às ruas em passeata para tornar pública campanha nacional em defesa do trabalho dos profissionais de medicina no Sistema Único de Saúde (SUS) e pela melhoria e integralidade do atendimento de saúde à população.

30 - Encerrado o prazo regulamentar para inscrição de chapas para conselheiro federal, inscrevem-se duas: Chapa 1 - Efetivo: Henrique Batista e Silva; Suplente: Glória Tereza Lima Barreto Lopes. Chapa 2 – Efetivo: José Sérvulo Sampaio Nunes; Suplente: Tânia Cristina Prado Correia.

31 - Comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. Para marcar a data, a Sociedade Médica de Sergipe e sociedades de especialidades elaboram programação conjunta, destacando ato público no Shopping Jardins com distribuição de folhetos e materiais preventivos.

   
JUNHO  

1º - Fumar nas dependências da Somese passa a ser rigorosamente proibido.

2 - Entidades médicas de Sergipe, através da Federação, publicam Nota de Esclarecimento nos jornais defendendo a posição dos anestesistas, acusados pela Secretaria de Estado da Saúde de prática de cartel.

4 - Reunião almoço discute os problemas do meio ambiente em Aracaju. Segundo Gilton Feitosa, promotor de justiça e encarregado substituto da Procuradoria do Meio Ambiente, os problemas de poluição na cidade são graves, a começar pela poluição do solo e dos recursos hídricos. Já a poluição sonora, segundo ele, é a mais aguda de todas.

4 - Ocorre a abertura do I Simpósio Norte Nordeste de Anatomia Aplicada, promovido pela Sociedade Brasileira de Anatomia, regional Nordeste, no auditório da Unit.

8 - Considerada a maior festa de tradição nordestina, o São João invade o Cantinho da Arte da Unimed, que agora só acontece a cada 3 meses.

17 – Academia Sergipana de Medicina realiza mais uma sessão plenária dessa vez com palestra sobre “Aquecimento Global”, proferida pelo acadêmico William Eduardo Nogueira Soares.

18 – Acontece “Simpósio de atualidades no tratamento do câncer de mama”, promovido pelo Instituto de Oncologia San Giovanni.

18 - O promotor de Justiça Luis Fausto Valois, do Ministério Público Estadual e responsável pela área da educação, almoça com os médicos na Somese.

   
  20 - Acadêmico Marcos Almeida participa de evento em comemoração aos 150 anos da publicação de “A Origem das Espécies” de Charles Darwin. Ele profere palestra tratando da questão cartaz A3_sabado_medico (1).jpgevolucionista sobre diversas perspectivas.

22 - Revista Somese, edição 113, começa a ser distribuída entre os associados. Na matéria de capa, a luta dos anestesistas sergipanos.

27 - Sociedade Médica de Sergipe comemora 72 anos de existência realizando uma confraternização - o 1º Sábado Médico - no Hotel Parque dos Coqueiros, com o apoio da Cosil e da Insight Propaganda.

30 - A mais antiga associação médica do Brasil, a Academia Nacional de Medicina, fundada em 30 de junho de 1829, completa 180 anos de fundação.

   
Parte 1 Parte 2
   
 
Dr.
Lúcio Antonio Prado Dias
Confira...
Dr.
Déborah Pimentel
Confira...


Dr.
Petrônio Andrade
Confira...
IPEMED
 
 
Receba novidades da Somese em seu e-mail
 
 
 
 
Sociedade Médica de Sergipe - Somese
Rua Guilermino Rezende, 426 - Bairro Sao José - Aracaju SE
CEP: 49020-270 - Telefax: (79) 3211-0719
 
Copyright - Todo conteudo desse site tem total direitos reservados, 2010