RETROSPECTIVA 2011
  Parte 1/2
JANEIRO  
 
NOVO SECRETÁRIO PROMETE APROFUNDAR DIÁLOGO

O médico Antônio Carlos Guimaraes (foto), sanitarista oriundo de Sao Paulo e que exercia as funçoes de presidente da Fundaçao Hospitalar de Sergipe assume o comando da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em substituiçao a Mônica Sampaio, responsável pela retomada do diálogo com os médicos após o "terremoto" Rogério Carvalho, que deixa muitos estragos na relaçao entre governo e profissionais de saúde. O secretário adjunto é o médico Jorge Viana, que preside a Unicred Aracaju. Dia 10 de janeiro.

 

DESTAQUE
LUTA DOS PEDIATRAS É INTENSIFICADA

Condiçoes seguras de trabalho com retaguarda de especialistas, UTI pediátrica, salários adequados com vínculo trabalhista, sao  algumas das exigencias dos pediatras sergipanos para que se restabeleça o atendimento na rede hospitalar privada.

Sob a liderança da Sociedade Sergipana de Pediatria, os pediatras decidiram finalmente colocar um ponto final nas suas precárias condiçoes de trabalho, que foram se acentuando ao longo dos anos.  É o mais forte movimento por condiçoes dignas de trabalho já levado a efeito pela pediatria de Sergipe. Os pediatras exigem estruturaçao de um sistema de retaguarda que inclua serviços de especialistas pediátricos, UTI Pediátrica que seja referencia para os quatro hospitais privados de Aracaju (Primavera, Renascença, Sao Lucas e UNIMED) e enfermarias/apartamentos reservados com previsao de pediatras disponíveis para acompanhamento horizontal (diaristas).
Em 24 de janeiro, os pediatras também suspenderam o atendimento aos diversos planos de saúde atendendo decisao de Assembleia Geral.

 

MÉDICOS NO FACEBOOK - Seguindo tendencia mundial é criado no facebook o grupo MÉDICOS (SERGIPE) para troca de ideias e reflexoes sobre a saúde o exercício da profissao em nosso Estado. Aberto para todos os médicos, o grupo termina o ano com 665 participantes.
NOVO PISO SALARIAL DO MÉDICO - A Federaçao Nacional dos Médicos - FENAM - divulga o piso salarial dos médicos para o ano de 2011, que é de R$ 9.188,22 para uma jornada de 20 horas semanais de trabalho. A atualizaçao monetária foi calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - (DIEESE).
FEVEREIRO
 

SOMESE VISITA ONCOLOGIA DO "JOAO ALVES" - O presidente da Sociedade Médica de Sergipe Petrônio Gomes, acompanhado dos médicos Anselmo Mariano Fontes e William Soares, da Academia Sergipana de Medicina, Roberto Gurgel, da Associaçao Médica Brasileira, Giovani Soares, Valdenice Nunes, Venancio e Juliana Brunow, visitam o Serviço de Oncologia do Hospital de Urgencia Gov. Joao Alves Filho, para verificarem in loco os principais problemas do setor. Situaçao é preocupante. Em 1o de fevereiro.

DESTAQUE
MÉDICOS SAO EMPOSSADOS

O médico anestesista Eduardo Amorim é empossado como senador da República. Ele é o único senador do PSC no Congresso Nacional. Em Sergipe, pela primeira vez uma mulher preside a Assembleia Legislativa. Em chapa única, a médica Angélica Guimaraes (PSC) é eleita presidente da casa por aclamaçao. Ela agora comanda um orçamento de R$ 150 milhoes. Sao empossados ainda como deputados estaduais os médicos Luiz Mitidieri e Gilson Andrade. Em 1o de fevereiro.

SOMESE INICIA CARAVANA DA SAÚDE - o Dr. Petrônio Gomes, presidente da Somese comanda a primeira visita da Caravana da Saúde, que esteve na cidade de Umbaúba, acompanhado do pessoal da enfermagem e de alunos de Medicina da UNIT. Em 26 de fevereiro.
SOMESE APÓIA SENADOR AMORIM NA LUTA PARA O HOSPITAL DO CÂNCER - Diretoria da Somese recebe o senador Eduardo Amorim, em sua sede e formaliza o apoio da entidade a emenda de autoria de Amorim para a construçao do Hospital do Câncer em nosso estado. Em 28 de fevereiro.
MARÇO
NOITE DOS CIRURGIOES
A Academia Sergipana de Medicina realiza sessao histórica com o auditório da Somese repleto, para homenagear quatro grandes cirurgioes sergipanos: Fernando Felizola, Francisco Bragança, Moacyr Freitas e Djenal Gonçalves. Eles recebem o BISTURI DE PRATA, pela contribuiçao trazida para as ciencias médicas do Estado de Sergipe. Em 16 de março.

DESTAQUE
JUBILEU DA FACULDADE
Começa oficialmente na Câmara Municipal de Aracaju, a programaçao comemorativa do Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina de Sergipe, fundada em 1961 por Antonio  Garcia Filho e colaboradores. Sessao especial acontece por iniciativa do vereador médico Emerson Costa, que também é professor de dermatologia da UFS.
A noite, solenidade  no auditório do Centro de Ciencias Biológicas e da Saúde, da UFS,  presidida pelo vice Reitor Angelo Antoniolli, com a presença da comunidade universitária, professores e estudantes, entidades médicas e convidados, comemora o Jubileu de Ouro da Faculdade de medicina. Na oportunidade,  a Empresa Brasileira de Correios lança Selo comemorativa da data. Em 21 de março

CARAVANA DA SAÚDE CHEGA A ESTÂNCIA
Dando continuidade ao programa CARAVANA DA SAÚDE a Sociedade Médica de Sergipe visita mais um município da zona sul do estado, desta vez a cidade de Estância. Contando com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem e do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, os integrantes da Caravana visitam o Hospital Amparo de Maria, um dos mais antigos do Estado, vao a postos de saúde, onde conversam com médicos e enfermeiros e terminam sendo recebidos em audiencia especial pelo prefeito Ivan Leite. A delegaçao da CARAVANA DA SAÚDE conta ainda com a colaboraçao e o apoio do deputado estadual Gilson Andrade, que também é médico. Em 22 de março.

III FÓRUM DE ÉTICA MÉDICA - Promovido pelo Conselho Regional de Medicina, com o apoio da Somese, Academia e UFS, acontece o III Fórum de Ética Médica, com a presença de diretores do  CFM, conselheiros locais, médicos inscritos no Programa de Educaçao Médica Continuada do CRM  e estudantes dos cursos de medicina da UFS e UNIT. O evento faz parte da programaçao do Jubileu da Faculdade de Medicina de Sergipe. Em 24 de março

SOCIEDADE DE BIOÉTICA - O médico Vollmer Bomfim torna-se o primeiro presidente da Sociedade Sergipana de Bioética - SOSBIO. Posse acontece na abertura do II Fórum Sergipano de Bioética, promovido pelo Conselho Regional de Medicina, que acontece no Quality Hotel, como parte da programaçao comemorativa do Jubileu da Faculdade de Medicina. Em 25 de março
CRM EMPOSSA NOVA DIRETORIA - O médico Júlio Seabra é o novo presidente do Cremese para bienio 2011-2013, em solenidade festiva ocorrida na sede da entidade. Fato marcante na solenidade foi a homenagem prestada pelo CRM aos médicos com 50 ou mais anos de formatura, num total de vinte contemplados com a Comenda "Dr. Augusto Leite". Em 31 de março.
ABRIL

CONSELHO EDITA RESOLUÇAO HISTÓRICA - Cremese publica Resoluçao número 03/2011, que reconhece como padrao referencial e ético de remuneraçao aos profissionais médicos do Estado, nos atos médicos prestados ao sistema de saúde suplementar, a Classificaçao Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos - CBHPM - atualizada e vigente. Em 1 de abril.

MUTIRAS DO DIABETES - Acontece na Praça do Mercado Thales Ferraz, mais um Mutirao do Diabetes, com atendimento gratuito a populaçao. A açao é realizada pelo Centro de Diabetes, sob coordenaçao do médico Raimundo Sotero, com apoio da UNIT , SOMESE , Academia , entre outras entidades. Em 2 de abril.

DESTAQUE
MÉDICOS DENUNCIAM BAIXA REMUNERAÇAO DOS PLANOS DE SAÚDE
Médicos de Sergipe participam do Dia Nacional de Protesto contra os Planos de Saúde, com entrevista coletiva das entidades médicas, passeata e manifestaçao na sede da Câmara de Vereadores de Aracaju. Médicos suspendem o atendimento em consultório e muitas cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas. Em 7 de abril

SES LANÇA PREMIO DE JORNALISMO - Para homenagear o Dia do Jornalista e Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde lança o Premio SUS Sergipe de Jornalismo "Antonio Garcia Filho". O projeto é destinado a todos os jornalistas e radialistas diplomados que atuem em qualquer veículo de comunicaçao em Sergipe, nas áreas de mídia impressa, televisiva, rádio e internet. Em 7 de abril.

ACADEMIA REVERENCIA OCTAVIO PENALVA - Academia Sergipana de Medicina realiza sessao plenária para reverenciar o centenário do Dr. Octavio Penalva. O academico Marcos Ramos faz a saudaçao ao patrono da cadeira 20.Em 12 de abril
OPERADORAS FICAM PROIBIDAS DE DAR BONIFICAÇOES - A Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publica no Diário Oficial da Uniao, súmula relacionada a remuneraçao das operadoras de planos de saúde aos médicos. De acordo com ela, ficam proibidos os mecanismos utilizados por algumas operadoras para incentivar os médicos a pedir o mínimo possível de exames. Dia 13 de abril
COMISSAO DE SAÚDE DA ASSEMBLEIA - A Comissao Parlamentar de Saúde, Higiene, Assistencia e Previdencia Social da Assembleia Legislativa realiza sua reuniao de instalaçao. A comissao, presidida pelo deputado estadual Gilson Andrade é composta ainda pelos deputados Gustinho Ribeiro (PV), Jeferson Andrade (PDT), Luiz Mitidieri (PSDB), Antônio dos Santos (PSC), Goretti Reis (DEM) e Augusto Bezerra (DEM). Em 13 de abril
FÓRUM DE ENSINO MÉDICO - Acontece o I Fórum de Educaçao Médica promovido pela UFS / CCBS / DEMED, como parte integrante das comemoraçoes do Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina. As palestras aconteceram no auditório do CCBS. Em 29 e 30 de abril
   
   
MAIO

PLANO DIRETOR DE ARACAJU - Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - inicia série de debates sobre a revisao do Plano Diretor de Aracaju. O projeto encontra-se na Câmara Municipal de Aracaju para devida apreciaçao e votaçao. A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) participa desta primeira reuniao ampliada representada por seu presidente Petrônio Gomes e pelo também médico e vereador Emerson Ferreira (PT). Em 2 de maio

ACADEMIA PARTICIPA DE SESSAO HISTÓRICA - A Academia Sergipana de Medicina é representada pelos academicos Fedro Portugal e Lucio Prado Dias na histórica sessao da Academia de Medicina do Rio de Janeiro que homenageia os médicos Ivo Pitanguy e Fortunato Benaim, em reconhecimento ao trabalho dos dois no atendimento as vítimas do grande incendio ocorrido em um circo na cidade de Niterói há 50 anos. Em 10 de maio

SDE PROÍBE CBHPM - Médicos sao surpreendidos com absurda decisao do Ministério da Justiça de proibir o uso da Classificaçao Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Segundo a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do ministério, ela fere o princípio da ampla concorrencia e compromete o direito do consumidor que contrata o plano de saúde. A decisao passou a valer a partir do dia 9 de maio.

SOMESE PUBLICA NOTA - Em funçao da inusitada decisao da SDE Somese publica Nota Oficial na imprensa recomendando "aos médicos que repensem a forma atual de relaçao com as operadoras de planos de saúde, que tanto prejuízo vem causando a categoria, objetivando com isso recuperar a autonomia profissional e restabelecer a relaçao direta entre o profissional médico e seus pacientes, sem intermediaçoes. Em 12 de maio.
ADIB JATENE É "HONORIS CAUSA" - O médico Adib Jatene recebe em Aracaju, o título de "doutor honoris causa" da Universidade Federal de Sergipe, dentro da programaçao alusiva ao 43o aniversário de fundaçao da instituiçao. Na solenidade sao homenageadas outras personalidades, como o governador Marcelo Déda. Em 16 de maio.

MÉDICOS DERRUBAM LIMINAR - após analisar açao impetrada pelo CFM, o juiz Antonio Correia, da 9 a Vara Federal, em Brasília, concede pedido de antecipaçao de tutela em detrimento de medidas preventivas determinadas pelo órgao do Ministério da Justiça, que impedia os médicos - por meio de suas entidades representativas - de expressarem sua opiniao e pleitos com relaçao aos planos de saúde. Em 19 de maio.
PALÁCIO MUSEU HOMENAGEIA SOMESE - Intelectuais, personalidades públicas e veículos da imprensa foram homenageados pelo Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), como parte da programaçao especial de aniversário do Palácio-Museu, que completa um ano de criaçao. Entre os homenageados, a Sociedade Médica de Sergipe, através do seu presidente Petrônio Gomes, que fez doaçoes para o acervo do Museu. Em 20 de maio
POSSE NA ABRAMET-SE - Ocorre posse do Dr. Ricardo Fahkouri na presidencia da Associaçao Brasileira de Medicina do Tráfego - Regional Sergipe (ABRAMET-SE), para o bienio 2011-2013. Na oportunidade, é instalado o COMSEPAT - Comite Municipal de Mobilizaçao pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito. com a presença do professor Eduardo Biavati, Mestre em Sociologia (UnB) e especialista em segurança no trânsito, que profere palestra: ACIDENTES DE TRÂNSITO. Em 23 de maio.
DESTAQUES
JUBILEU: SESSAO CONJUNTA DAS ACADEMIAS REVERENCIA ANTONIO GARCIA - Sessao conjunta das Academias de Medicina e de Letras, para celebrar o Jubileu de Ouro do curso de Medicina da UFS e seu fundador, o professor Dr. Antonio Garcia Filho, acontece de forma magnífica, com pronunciamentos de Eduardo Garcia e José Anderson Nascimento. Em 25 de maio
FÓRUM DE MEDICINA HUMANÍSTICA: UM MARCO NA MEDICINA SERGIPANA - Academia Sergipana de Medicina realiza com sucesso Fórum de História e Medicina Humanística, na Somese. Com cento e trinta e nove participantes, nos dois dias do evento, a maioria estudantes da nossa faculdade e um total de sete conferencias magistrais, proferidas pelos doutores Ângela Silva, Eduardo Garcia, Antonio Paixao, Fedro Portugal, Henrique Batista, Álvaro Nonato de Souza e Pablo Blasco, os dois últimos convidados da Bahia e Sao Paulo respectivamente, o evento integra as comemoraçoes do Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina de Sergipe. Um grande marco. Em 26 e 27 de maio.
JUNHO

PREMIO DE JORNALISMO DO INSTITUTO SAN GIOVANNI - é lançado na Somese a primeira ediçao do Premio de Jornalismo do Instituto San Giovanni, para jornalistas que publicarem os melhores trabalhos sobre o tema: "Câncer - a informaçao pode salvar vidas". A premiaçao para o melhor trabalho, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Em 1 de junho.

UNIDAS REAJUSTA HONORÁRIOS MÉDICOS - Comissao Estadual de Honorários Médicos recebe do grupo Unidas (Operadoras de planos de saúde em regime de autogestao), proposta de remuneraçao da consulta médica a R$ 60,00, a partir de 1o de julho vindouro, o que corresponde ao estipulado na CBHPM 2010, sem nenhum redutor. Em assembleia, médicos aceitam a proposta. Em 28 de junho.
JULHO
ENTIDADES DISCUTEM HONORÁRIOS - Acontece na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe, reuniao de trabalho de todas as entidades médicas(CRM, SOMESE e SINDIMED), representadas por seus presidentes e os membros da Comissao Estadual de Honorários Médicos, além dos conselheiros do Cremese, para discussao da situaçao atual do processo de negociaçao de reajuste dos honorários médicos, aplicados aos convenios. Todas as entidades apoiam as açoes da CEHM. Em 14 de julho.
DESTAQUE
VOLLMER ELEITO PARA A ASM - Médico Vollmer Bomfim, 73 anos, é eleito para ocupar a Cadeira 16 da Academia Sergipana de Medicina, que tem como patrono o Dr. Hercílio Cruz. Ele sucederá a Lauro Porto, fundador da cadeira e falecido ano passado. Em 20 de julho.
O MAIS NOVO INIMIGO DA HUMANIDADE - Loja Maçônica Cotinguiba recebe o médico e academico William Eduardo Nogueira Soares em sua sede para a palestra " O MAIS NOVO INIMIGO DA HUMANIDADE", o bisfenol-A.
MEMORÁVEIS SERGIPANOS - A Unicred Aracaju lança oficialmente o projeto MEMORÁVEIS SERGIPANOS DE ONTEM, HOJE E SEMPRE, que homenageia, numa primeira etapa, doze personalidades sergipanas de todos os tempos, que se destacaram nas mais diferentes áreas de atuaçao. O projeto, que conta com a assessoria técnica do historiador Luiz Antonio Barreto, da Academia Sergipana de Letras e do Instituto Tobias Barreto, oferece a comunidade documentários breves de vultos sergipanos, exibidos nas redes de televisao. A primeira personalidade enfocada é o professor e médico Antonio Garcia Filho. Em 28 de julho.
AGOSTO
 
DESTAQUE
GOVERNADORA ANGÉLICA NA SOMESE - A deputada estadual Angélica Guimaraes, na condiçao de governadora em exercício do Governo de Sergipe, almoça na Sociedade Médica de Sergipe, que a recebe de casa cheia, ao lado do senador Eduardo Amorim. Em 4 de agosto.
SERGIPANOS NA AMB - médico Petrônio Gomes é convidado para compor a chapa "AMB É DE TODOS OS MÉDICOS", como vice-presidente Leste Nordeste. Outro sergipano, Roberto Gurgel, continua na diretoria plena da AMB, agora como diretor de Economia Médica. Em 4 de agosto.
DIREÇAO CLÍNICA DO "JOAO ALVES" - Toma posse na Direçao Clínica do Hospital de Urgencia Gov. Joao Alves Filho, o médico Marcos Kroger, eleito com o apoio das entidades médicas. Em 8 de agosto.
CENTENÁRIO DE LAURO PORTO - A Academia Sergipana de Medicina realiza sessao plenária solene para homenagear o Centenário de Nascimento do médico Lauro de Britto Porto, luminar da Medicina de Sergipe, estrela fulgurante de uma constelaçao de inteligencias que iluminou o firmamento sergipano na segunda metade do século XX. Em 17 de agosto.
NORTE NORDESTE DE CARIOLOGIA E CIRURGIA CARDIOVASCULAR - Aracaju sedia o XXXI Congresso Norte Nordeste de Cardiologia, o XXIII Congresso Norte Nordeste de Cirurgia cardiovascular e o X Congresso Sergipano de Cardiologia, que acontecem simultaneamente no Centro de Convençoes de Sergipe, sob a presidencia do academico José Teles de Mendonça. A partir de 18 de agosto.
ELEIÇOES NA AMB E SOMESE - Acontecem eleiçoes simultâneas para a Sociedade Médica de Sergipe e Associaçao Médica Brasileira, com apenas uma chapa inscrita para ambas as entidades, lideradas pelos doutores Petrônio Gomes (SE) e Florentino Cardoso(CE), respectivamente. Em 25 de agosto.
ASM EM FORTALEZA - O médico Vollmer Bomfim representa a Academia Sergipana de Medicina na XIV Bienal da Academia Cearense de Medicina, que acontece em Fortaleza. Em 30 de agosto.
SETEMBRO
 
PROMOTORIA ACIONA MATERNIDADE - Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual (MPE) ajuiza açao civil pública contra a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Os motivos sao a falta de assistencia médica aos bebes por causa da superlotaçao, a escala de plantao incompleta e a falta de equipamentos. Em 2 de setembro.
SINDICATO ELEGE NOVA DIRETORIA - Acontece eleiçoes para a diretoria do Sindicato dos Médicos de Sergipe com apenas uma chapa concorrente sob o comando do médico Joao Augusto Oliveira, atual vice-presidente. Em 5 e 6 de setembro.
MÉDICOS DECIDEM PARAR DE NOVO - Assembleia Geral da Somese decide pela suspensao de todos os atendimentos médicos eletivos como consultas e cirurgias eletivas no próximo dia 21 de setembro. O único segmento a ter atendimento normal é o grupo UNIDAS, que reúne 23 planos em autogestao. Em 13 de setembro.
SALVE IDOSO - Promotora Berenice Melo, no almoço da Somese, fala sobre o Programa "Salve Idoso", do Ministério Público do Estado de Sergipe com o apoio da Sociedade Médica de Sergipe. Em 29 de setembro.
OUTUBRO
 
SINDIMED LANÇA PROGRAMA DE RÁDIO - "A VOZ DO MÉDICO", este é o nome do programa matinal do Sindicato dos Médicos de Sergipe pela Rádio Jovem Pan FM 88,7, que acontece duas vezes por semana ( terças e sextas-feiras). O programa, com duraçao de 15 minutos e apresentado as 7h15 tem cunho jornalístico e informativo. Em 4 de outubro
AUMENTAM OS CASOS DE SÍFILIS - Médico Almir Santana, coordenador estadual do Programa de Prevençao da AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, participa de almoço na Somese e manifesta preocupaçao com o aumento da incidencia de casos de sífilis no Estado. Em 6 de outubro.
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR - A Unimed Sergipe promove, em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Sergipe (Esmese), o I Fórum de Saúde Suplementar, com o objetivo de debater temas técnico-jurídicos que envolvem as relaçoes de prestaçao de serviços médicos e assistenciais no âmbito da saúde suplementar. Dia 10 de outubro.
NOVO CIDADAO SERGIPANO - O médico William Eduardo Nogueira Soares, da Academia Sergipana de Medicina, torna-se Cidadao aracajuano, por decisao da Câmara Municipal de Aracaju em sessao solene que acontece no auditório da Sociedade Médica de Sergipe. Em 10 de outubro.
OUTUBRO ROSA - Somese se engaja na campanha OUTUBRO ROSA, na luta contra o câncer de mama. Durante todo o mes o seu site destacou a cor rosa na sua página inicial.
LANÇAMENTO DE LIVRO - A professora e historiadora Cristina Valença lança na Somese o livro "Medicina, educaçao e história. A trajetória de Helvécio de Andrade", de sua autoria. Em 13 de outubro.
BRASILEIRO NA ASSOCIAÇAO MÉDICA MUNDIAL - O médico anestesiologista e intensivista José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associaçao Médica Brasileira, assume em Montevideo, a presidencia da Associaçao Médica Mundial (WMA). Em 14 de outubro
CONTRA O BISFENOL - Câmara de Vereadores aprova Lei 4096/11, de autoria do vereador médico Emerson Ferreira (PT), que proíbe a comercializaçao de recipientes plásticos contendo o Bisfenol -A, substância provavelmente relacionada com o aumento da incidencia de diversos tipos de câncer, na cidade de Aracaju.
CONCERTO DA UNIMED EM HOMENAGEM AO JUBILEU DA FACULDADE - O IV Concerto Unimed ocorrido no Teatro Tobias Barreto é dedicado ao Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina, com a apresentaçao da Orquestra Sinfônica de Itabaiana e entrega de medalhas a professores e outras personalidades. Em 16 de outubro.
DESTAQUE
DIA DO MÉDICO É MUITO COMEMORADO - Com um café da manha oferecido a classe médica, o Sindimed empossa sua nova diretoria. A tarde, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe realiza sessao especial homenageando 40 médicos e a noite, ocorre a posse de Petrônio Gomes para um segundo mandato a frente da Somese. Em 18 de outubro.
COMISSAO APROVA PEC DA CARREIRA DE MÉDICO DE ESTADO - Comissao de Constituiçao e Justiça e de Cidadania aprova a admissibilidade da Proposta de Emenda a Constituiçao (PEC) 454/09, que cria a carreira de médico nos serviços públicos federal, estadual e municipal e estabelece a remuneraçao inicial da categoria em R$ 15.187,00, semelhante a de juízes e promotores. O objetivo da proposta, de autoria dos deputados do DEM Eleuses Paiva (SP) e Ronaldo Caiado (GO), é criar uma carreira de estado para os médicos. O relator, deputado Mendonça Prado, apresentou parecer favorável a proposta. Dia 19 de outubro.
POSSE NA AMB - Acontece a posse da nova diretoria da Associaçao Médica Brasileira em solenidade ocorrida no Teatro Municipal de Sao Paulo. Petrônio Gomes é empossado como vice-presidente da AMB Regiao Leste Nordeste. Em 22 de outubro
NOVEMBRO
 
NOVEMBRO AZUL - Somese e Academia de Medicina participam ativamente da campanha NOVEMBRO AZUL, de conscientizaçao para o problema do diabetes. Para marcar a data, o site da Somese fica com cor predominante em tom azul e na fachada de sua sede sao instaladas luzes azuis.
POSSE DE VOLLMER BOMFIM - O médico Vollmer Bomfim toma posse na Academia Sergipana de Medicina. Ele assume a cadeira 16, que tem como patrono o Dr. Hercílio Cruz e sucede ao médico Lauro Porto. Em 16 de novembro.
MIDIA E CANCER REÚNE MÉDICOS E JORNALISTAS - Promovido pelo Instituto San Giovanni, acontece o I Seminário de Midia e Câncer de Sergipe, na Somese, com a presença de médicos e jornalistas. Em 24 e 25 de novembro.
DESTAQUE
HOSPITAL "JESSÉ FONTES" - O Governo de Sergipe inaugura o Hospital Regional "Dr. Jessé de Andrade Fontes", na cidade de Estância. Justa homenagem a valoroso sergipano, médico humanitário que atuou com destaque em nosso estado na primeira metade do século XX. O ato contempla também o anseio da classe médica através de suas entidades representativas, que iniciaram uma salutar campanha para que o nome do inolvidável esculápio fosse escolhido para denominar o novo hospital da cidade.
CAMINHADA DO DIA MUNDIAL DO DIABETES - Acontece a Caminhada do Dia Mundial do Diabetes, com saída da Praça do MiniGolf com destino ao Parque da Sementeira. Várias entidades participam da açao. Em 26 de novembro.
DEZEMBRO
DESTAQUE
ENTIDADES DIVULGAM NOTA SOBRE ACUSAÇAO A MÉDICOS
Tendo em vista grave denúncia contra médicos do Hospital de Urgencia Governador Joao Alves Filho, feita na mídia em 30 de novembro de 2011, a Sociedade Médica de Sergipe, o Sindicato dos Médicos de Sergipe, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe e a Academia Sergipana de Medicina, representadas pela Federaçao das Entidades Médicas do Estado de Sergipe, publicaram nota exigindo do Governo do Estado a apuraçao rigorosa de todas as irregularidades apontadas , ao mesmo tempo estranhando que o assunto, que envolve uma série de descontroles de ordem administrativa, nao tenha sido apurado e resolvido pelos gestores daquela unidade, denotando claramente o total descontrole e a incapacidade de comando, liderança e autoridade dos mesmos. Na nota, ressalta ainda que a Federaçao das Entidades Médicas do Estado de Sergipe nao compactua em nenhuma hipótese com práticas irregulares de médicos que, se comprovadas, devem ser imediatamente corrigidas e seus autores exemplarmente punidos. Em 1o de dezembro.
 
Sociedade Médica de Sergipe - Somese
Rua Guilermino Rezende, 426 - Bairro Sao José - Aracaju SE
CEP: 49020-270 - Telefax: (79) 3211-0719
 
Copyright - Todo conteudo desse site tem total direitos reservados, 2010