Médicos apoiam Edvaldo e Samarone
Rollemberg homenageado pela Somese
Nesta quinta, 14, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou do tradicional almoço na Sociedade Médica de Sergipe (Somese) com diversos representantes de entidades de saúde em nível regional e nacional. No encontro, o prefeito, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, destacou os avanços dos investimentos na área, reconheceu as dificuldades operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e pediu a contribuição de todos na sua reestruturação.
"Fico honrado em estar aqui reunido com todos vocês para o debate da saúde municipal. Registro aqui o meu conhecimento dos problemas na saúde de Aracaju, mas também destaco o crescimento dos investimentos na área. Hoje, a prefeitura investe mais de R$ 90 milhões de recursos próprios na saúde. Juntamente com os governos Federal e Estadual, os investimentos chegam à ordem de R$ 330 milhões. Com esse volume de recursos é preciso que façamos o sistema funcionar de maneira eficiente e isso somente conseguiremos com a ação coletiva, com a participação do poder público e das entidades médicas", afirmou Edvaldo.
Segundo o prefeito, a implantação do SUS há pouco mais de 20 anos contribuiu, em muito, para o desenvolvimento da saúde no país, mas agora enfrenta algumas dificuldades que devem ser ajustadas para atender as demandas da atualidade. "É preciso que façamos uma repaginação, uma adequação do SUS aos novos tempos. O SUS tem uma amplitude e eficiência de grande importância para a população. Agora é necessário descobrirmos os modos operacionais que permitam sanar as atuais dificuldades que enfrentamos. É preciso que viabilizemos uma forma de financiamento da saúde, pois é uma área de gastos onerosos", disse.
Sem esconder a satisfação com a presença do prefeito no encontro, o presidente da Somese, Petrônio Andrade Gomes, o parabenizou pela sua atual administração e, em nome de toda a categoria, ratificou o seu apoio na construção de uma saúde eficiente. "O trabalho de Edvaldo como gestor de Aracaju tem sido feito de maneira exemplar, há algumas falhas, mas ele tem a humildade de reconhecê-las e solicitar a ajuda de quem precisa para tentar solucionar. É por isso que reafirmamos aqui a nossa colaboração em favor de um melhor sistema de saúde ao aracajuano. E mais: também apoiamos totalmente o colega e amigo Samarone, na sua administração na saúde", declarou Petrônio.
Ações
Além de destacar em números o investimento da Prefeitura Municipal de Aracaju na saúde pública - o correspondente a 22 % da receita corrente líquida do município -, o prefeito Edvaldo Nogueira também ressaltou o crescimento da estrutura física da rede de atendimento - formada por dois hospitais e 43 Unidades de Saúde da Família - e da realização de campanhas preventivas, a exemplo do Plano de Ações de Combate à Dengue, cujo reforço foi anunciado na manhã desta quinta, 14.
"Logo cedo lançamos as atividades em reforço à campanha de combate à dengue durante o próximo verão. Há dois anos, foi registrada a ocorrência de mais 10 mil casos de dengue em Aracaju. Foi então que iniciamos uma força-tarefa e conseguimos em 2009 fazer o número cair para 312, e agora em 2010 foram registrados 137 casos. Sou daqueles que acredita ser melhor atuar na prevenção. Justamente por isso , já estamos trabalhando no planejamento do ano que vem", destacou o prefeito.
Em reforço ao seu pedido de colaboração das entidades médicas, Edvaldo frisou a importância do coletivo no desenvolvimento de uma política de saúde eficaz. "Para que os números da dengue reduzam ainda mais, é preciso atuarmos em conjunto. É preciso que criemos uma comunicação permanente com a rede privada de medicina para que tenhamos a atualização constante de registros de casos de dengue, por exemplo. É necessário contarmos com o apoio da comunidade também. Somente em conjunto alcançaremos a evolução desejada na saúde", comentou.
Ao declarar seu apoio ao prefeito Edvaldo, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), Henrique Batista, afirmou ser o SUS o melhor plano de saúde do mundo. "O SUS foi uma grande evolução para a nossa saúde. Agora precisamos fazer os ajustes necessários. É preciso que os profissionais da saúde, o estado e o município atuem de maneira efetiva na busca por soluções. Hoje em Aracaju temos cerca de 2 milhões de cartões SUS. Não adianta o prefeito Edvaldo trabalhar aqui, e o prefeito do interior sergipano não atuar. Há a necessidade de uma ação coletiva", frisou.
Sustentabilidade
Defensor das causas ecológicas, o médico cancerologista William Eduardo Nogueira Soares presenteou Edvaldo Nogueira com uma muda da espécie pau-brasil embalada em sacola de pano. "Essa é a forma de parabenizá-lo pela desenvoltura que tem tido na administração da capital sergipana e também de fazer um apelo para se lançar uma campanha contra o uso da sacola plástica. Peço que nesse desejo de trabalhar para uma melhor saúde pública, o concretize com base na sustentabilidade", disse William.
Homenagem
No final da sessão, a Somese e a Associação Médica Brasileira prestaram uma homenagem ao médico e ex-senador da República Francisco Rollemberg, entregando-lhe o título de Sócio Jubilado das entidades citadas.
Fonte: Portal da PMA