O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, quer que a proposta de Carreira para o SUS esteja concluída até dezembro. Em abertura oficial dos trabalhos da Comissão Especial destinada para debater o assunto, o ministro informou que pretende entregar o resultado no primeiro dia de mandato do novo presidente da República. “Contribuiremos para o aperfeiçoamento da saúde na próxima gestão”, disse.
A reunião foi realizada nesta quarta-feira (15), em Brasília. Anteriormente o grupo havia participado de um encontro preliminar com a participação dos representantes dos Conselhos Federais de Medicina (CFM), de Enfermagem (Cofen) e de Odontologia (CFO), além dos Conselhos Nacionais dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
As entidades médicas esperam que essas diretrizes para criação da carreira do médico no SUS gerem resultados sólidos para trabalho médico e a assistência à saúde no país. “Esperamos que a proposta de carreira federal de médico do SUS seja efetivamente implementada e que as intenções se transformem em realidade”, disse o 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda.
Dados - De acordo com levantamento do Ministério, dos 5.564 municípios brasileiros, 1.280 (23%) têm escassez de médicos na atenção primária. Destes, 783 estariam com situação precária (municípios que apresentam relação de 1 médico por 3.000 habitantes).