O aumento no índice de crimes cibernéticos, os perigos da internet e como se proteger no mundo virtual foram alguns temas debatidos no ALMOÇO SOMESE desta quinta-feira, 12/07/2018, que recebeu como convidada a delegada Rosana de Souza Freitas, da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos.
Na ocasião a delegada apresentou à classe médica os crimes mais frequentes no Brasil, como estelionato, clonagem de cartões de crédito e extorsão. Além disso, deu dicas valiosas de como proteger a si e sua empresa de ataques virtuais.
De acordo com a delegada um dos golpes que mais atingem a classe médica é o Ransomware – sequestro de dados. Este crime se caracteriza pelo roubo de informações do servidor de clínicas, como nome de clientes, funcionários, agendamento de consultas e resultados de exames, onde os estelionatários exigem o pagamento de uma taxa para liberação dos dados.
Para se prevenir de golpes cibernéticos alguns cuidados devem ser tomados, entre eles: manter backup de seu sistema atualizado e salvo em HD externo ou nuvem, não acessar seus dados bancários por redes wi-fi públicas e evitar divulgar informações pessoais.