Contamos na tarde de hoje 07/12/2017 em nosso semanal almoço com a presença da Superintendente do HU-UFS a Prof, Dra. Ângela Maria da Silva que fez um breve levantamento da história do Hospital, de sua evolução estrutural e de como se deu a parceria com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) é filiado à Ebserh. O Hospital Universitário (HU) é, desde 1984, um campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), funcionando como centro hospitalar dedicado à assistência, docência e investigação no âmbito das Ciências da Saúde. É totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o HU-UFS ocupa um espaço de referência e excelência, em Sergipe, na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade.
Em 2013, a UFS e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) firmam contrato para a transferência da administração do HU, no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). O HU-UFS passa a ser a nona filial da Ebserh, que inicia uma gestão pujante em relação a todas as áreas do hospital. É o preâmbulo de um novo desafio: criar condições materiais e institucionais a fim de que o HU possa desempenhar as suas funções concernentes ao ensino, à pesquisa, extensão e assistência à saúde dos cidadãos. Nesse mesmo ano, o HU evoluiu para a fase II do programa de triagem neonatal, acompanhamento e tratamento de doenças falciformes e outras hemoglobinopatias. Atualmente, é o único em Sergipe habilitado na fase IV do programa (doenças raras).
Em abril de 2016, o HU-UFS torna-se habilitado para a atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva; em pouco mais de um ano, o hospital já realizou 14 implantes cocleares. Mais tarde, em dezembro, o HU passa a ser habilitado, também, para os procedimentos de vasectomia. Na atualidade, a estrutura hospitalar abriga nas suas dependências as enfermarias de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro Cirúrgico. Diversos cursos de graduação, pós-graduação e residência médica e multiprofissional utilizam as instalações do hospital-escola para o desenvolvimento de práticas e pesquisas inovadoras.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.