Notícias

Set 2016

Projeto SALVE é Lançado na Somese

Compartilhar:

20190815130749_5d55835577bbc.jpg
20190815130749_5d55835587ca8.jpg

Ensinar leigos a salvar vidas perante uma parada cardiorrespiratória. Esse é o objetivo do Projeto SALVE que foi lançado oficialmente na noite da quinta-feira, 1º no auditório da Sociedade Médica de Sergipe - Somese. A iniciativa da entidade conta com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 Sergipe, Corpo de Bombeiros, e Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE).

A solenidade de lançamento teve início com a execução do hino nacional e contou com a presença de entidades ligadas a saúde e autoridades como a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça. e o promotor de Justiça, Nilzir Soares Vieira. O Projeto SALVE, tem a finalidade maior de ensinar pessoas leigas a reconhecer a parada cardiorrespiratória, momento em que o coração deixa de funcionar e a vitima para de respirar.

A PRC pode ser ocasionada por doenças cardiovasculares, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de arritmias e Derrame Cerebral (AVC). Pode ocorrer à parada, ainda por engasgos, afogamento, uso de drogas, intoxicações e acidentes.

Diante de todo esse quadro a Somese idealizou o SALVE. O presidente da entidade, José Aderval Aragão, disse durante a apresentação do projeto que é de grande importância multiplicar as pessoas com capacidade realizar o salvamento em casos de PCR.

“Somos e devemos ser todos SALVE”, observou o médico. Ele atentou que a parceria do Samu, Coopanest e Corpo de Bombeiros é fundamental para que o programa alargue seus horizontes. Ele ressaltou a importância de ser observada a corrente de assistência ensinada durante os procedimentos.

O evento prosseguiu com a apresentação de um vídeo produzido pelo enfermeiro do SAMU, Ronei Melo Barboza, sobre o Projeto Salve, contendo informações dos procedimentos e benefícios da assistência oferecida pelo SALVE. A solenidade foi encerrada com coquetel para os convidados. 

Siga-nos no Instagram