Considerado como o grande nome vivo da Medicina em Sergipe, o DR. José Augusto Barreto foi o homenageado no almoço de quinta na Sociedade Médica de Sergipe – Somese. Fundador e proprietário do Hospital São Lucas, o médico foi aclamado pela categoria que se fez presente ao evento coordenado pelo presidente da Somese, Dr. Aderval Aragão. O homenageado agradeceu pelo reconhecimento e disse que se sente honrado de fazer parte da casa a qual já foi presidente.
José Augusto Barreto nasceu em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe em 16 de Julho de 1928. E após conclusão do colegial completo formou-se em Medicina na Bahia, em 1952. Já no início de 1953 iniciava sua trajetória como médico em Sergipe no Hospital de Cirurgia, convidado pelo médico Augusto Leite. Simples e voltado para o sacerdócio da Medicina, o jovem médico José Augusto morava no hospital, onde contava com uma sala para atender pacientes particulares.
O Hospital de Cirurgia, na época, conhecido como Hospital das Clínicas Augusto Leite, não cobrava dos pacientes. José Augusto Barreto foi em busca de seu sonho e montou seu primeiro consultório no Edifício Aliança, localizado à Rua de Laranjeiras centro de Aracaju. Lá permaneceu de 1954 a 1969. Então criou a Clínica São Lucas. Mesmo contando com seu próprio consultório não deixou de atender na Cirurgia onde ajudava Augusto Leite e Fernando Sampaio.
José Augusto Barreto foi concursado e aprovado em primeiro lugar no IAPC. Fez curso nos Estados Unidos em 1958, onde aperfeiçoou seu conhecimentos em Cardiologia e Eletrocardiografia. O médico é casado há 60 anos com dona Maria da Conceição Azevedo Barreto, sua noiva desde a época de universitário em Salvador. Atribui a sua esposa toda a vitória e carreira bem sucedida de sua vida. Com ela teve seis filhos. Ele observou que quando se deseja algo se vai até o fim, citando D Helder Câmara.
Falando sobre o hospital, ele afirma que o construiu por idealismo, e assegura que nunca teve o desejo de ser empresário, embora tenha grande admiração pelos homens de negócios que dedicam capital e esforço, anos seguidos, em prol de um projeto. Para ele o hospital respira por si só, tem vida independente e grande autonomia. Para criar o Hospital São Lucas, José Augusto contou com os médicos Hugo Gurgel, Hyder Gurgel, Nestor Piva, Carrera e João Garcez. Eles compraram um terreno próximo a Praça Tobias Barreto. Mas, não foi à frente e mais tarde, José Augusto seguiu sozinho em seu projeto e fundou a Clínica São Lucas. Ele acumulava funções de clínico e chefe da Eletrocardiografia, tornando-se excelência em Cardiologia. A Clínica a avançou se tornando grande Hospital São Lucas, um dos mais bem conceituados do Estado de Sergipe.
No evento – O almoço transcorreu com falas e homenagens ao Dr. José Augusto Barreto, que recebeu por alguns instantes o cargo de presidente da Somese, por parte do atual presidente Aderval Aragão. Aplaudido pelos presentes, José Augusto Barreto encerrou o evento agradecendo a todos pela presença.