Notícias

Jul 2016

SALVE

Compartilhar:

20190815130751_5d55835766bc9.jpg
20190815130751_5d55835774254.jpg

Projeto SALVE é apresentado â TV Sergipe

(lançamento oficial acontece em setembro)

 

 A vida é o bem mais precioso. Visando promover à assistência a ela, a Sociedade Médica de Sergipe, Somese, juntamente com Cooperativa de Anestesiologistas de Sergipe, Coopanest-SE, Corpo de Bombeiros de Sergipe e SAMU – Sergipe idealizaram o PROJETO SALVE. A TV Sergipe foi a primeira empresa a receber, na manhã da quarta-feira, 6, através de seu presidente, Albano Franco, toda a equipe envolvida nos trabalhos.O projeto será lançado oficialmente no dia  1º de setembro, às 19:30h, na sede da Somese. O objetivo é dar a população em geral, leigos, a visão necessária, para o reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória, promovendo os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar. O projeto visa atingir diversas empresas, levando segurança e esperança ás organizações.

 

 Os procedimentos de ressuscitação ensinados pelo SALVE, seguem as regras da Corrente de Assistência à Vida. Para entender o que é o SALVE é preciso antes saber com o que ele lida. O presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, explica que parada cardiorrespiratória é o momento em que o coração deixa de funcionar e o indivíduo para de respirar.

 

 Segundo Dr. Aderval, médico Angiologista, a parada cardiorrespiratória é uma das principais causas de mortes anualmente em todo o mundo. Ela possui situações que devem ser observadas. Estão listados: doenças cardiovasculares, infarto Agudo do Miocárdio (IAM), arritmias, derrame cerebral (AVC), engasgo, afogamento, uso de drogas, intoxicações e acidentes (traumas). É preciso ainda, como explica o médico, observar pessoas que desmaiam subitamente, nesse caso, SALVE será essencial.

 

 “Para identificar uma pessoa que esteja sofrendo uma parada cardiorrespiratória é preciso avaliar o nível de consciência, para isso chame pela vítima de forma alta e clara e em seguida toque nos ombros dela. Logo depois é preciso observar a respiração da pessoa. Olhe com atenção se o peito e a barriga estão subindo e descendo. Se a vítima estiver inconsciente e não respirar, pratique SALVE”, Orienta Aderval Aragão.

 

Outros procedimentos

 O médico atenta que se estiver em uma empresa, o socorrista deve observar se há no local um desfibrilador externo automático. Havendo, ele observa que deve ser acionado imediatamente o SAMU ou o Corpo de Bombeiros. Faça primeiro e urgente, compressões torácicas rítmicas (100 a 120 por minuto), sem interrupções até que chegue o desfibrilador. Ao chegar a equipe de socorro repasse todos os fatos para que os procedimentos sejam mais ágeis.

 

 Não esqueça e atenção: vítima de barriga para cima, compressões torácicas no meio do peito, o calcanhar de uma das mãos deve tocar o tórax da vítima e a outra deverá ser posicionada sobre a primeira, entrelaçando os dedos. Fique ao lado da vítima com os braços retos, a compressão deverá empurrar o tórax para baixo. Em seguida retorne para a posição inicial. 

 

 

--

Siga-nos no Instagram