Na tarde desta quinta-feira, dia 13, os médicos que compareceram à Sociedade Médica de Sergipe para o almoço realizado todas as semanas acompanharam a entrega da foto e do diploma do médico e professor Aírton Teles Barreto para a Academia Sergipana de Medicina.
O filho e também médico Aírton Machado Teles Barreto compareceu ao almoço e entrou ao médico Hamilton Maciel, da ASM, os quadros do pai. “É uma satisfação muito grande fazer constar na Academia Sergipana de Medicina a figura de Aírton Teles. Para mim, que era amigo dele agradeço de forma pessoal, e como representante da ASM agradeço em nome da entidade”, explicou o médico.
Sobre Aírton
Nasceu em 12 de agosto de 1924, em Japaratuba/SE, filho de Antonio Teles do Bomfim e Anália Barreto Teles. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Recife em 8 de dezembro de 1951. Especializou-se em pneumologia, tisiologia e radiologia. Após a graduação, fez cursos de especialização em farmacologia e psicoterapia. Foi interno do Sanatório Octavio de Freitas e do Hospital Osvaldo Cruz, em Recife. Atuou no IAPC e IAPI como tisiólogo. Foi membro suplente da diretoria provisória do Conselho Regional de Medicina de 1959 a 1963 e conselheiro efetivo nos anos de 1973 a 1974. Participou de diretorias da Sociedade Médica de Sergipe. Atuou como membro do Conselho Técnico da Escola de Serviço Social. Participou do grupo fundador da Faculdade de Medicina de Sergipe, na cátedra de pneumologia e tisiologia. Foi membro da Academia Sergipana de Letras. Patrono da cadeira de número um da Academia Sergipana de Medicina. É patrono da Academia Maçônica de Sergipe desde 1997. Poeta e escritor publicou o livro "Lágrimas" (1958), entre outros. Faleceu em 23 de janeiro de 1980, com 55 anos.