O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), desembargador Osório de Araújo Ramos, foi o principal convidado do almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), desta quinta-feira, 6.
Na oportunidade, Osório Ramos se disse muito satisfeito em participar do encontro. "É muito gratificante poder sair de um área restrita e vir a uma entidade dialogar, conversar e prestar esclarecimentos. Este almoço ficará registrado com muito carinho", afirmou.
No início do debate, o presidente do TJ/SE destacou que a Justiça sergipana é considerada a melhor do Brasil e fez uma breve prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo Judiciário estadual, ressaltando que as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça estão sendo cumpridas. "Ingressaram cerca de 250 mil processos na justiça sergipana, neste ano, e nós julgamos 300 mil processos", citou.
O desembargador afirmou que, atualmente, existem problemas graves no Estado nos setores da Saúde, da Educação e da Segurança Pública. "O Judiciário só poder oferecer resposta a estas questões quando provocado, quando há ação e processo. O Ministério Público tem feito a parte dele", disse.
O presidente da Somese, Petrônio Gomes, afirmou que o objetivo da atual gestão tem sido aproximar a categoria médica das instituições e da sociedade. "Temos discutido as questões da Saúde com todos os setores, para que todos possam sentir os problemas que vivenciamos", frisou.
Médicos presentes ao almoço fizeram questionamentos ao desembargador. As perguntas trataram prioritariamente sobre o próprio sistema judiciario e também sobre a judicialização da saúde.