O médico GILTON MACHADO RESENDE nasceu em 27 de junho de 1937, em Aracaju/SE, era filho de João Rezende e Maria de Lourdes Machado Rezende.
Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1962. Atuou inicialmente nas áreas de ginecologia e obstetrícia em Salvador, realizando partos na Maternidade Tsila Balbino e em domicílios, optando depois e definitivamente pela clínica médica, especialidade que o projetou profissionalmente, tornando-se uma referência. Regressou a Aracaju três anos após formado. Atuou no Hospital de Cirurgia e trabalhou no Departamento de Estradas e Rodagens e no DNOCS. Foi professor da disciplina de clínica médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Sergipe durante 28 anos.
Presidiu o Conselho Regional de Medicina e foi secretário de Estado da Saúde. Seu falecimento ocorreu em 30 de setembro e por desejo expresso manifestado em carta, pediu que não houvesse velório nem sepultamento, manifestando o desejo de doar o seu corpo embalsamado para a Universidade Federal de Sergipe, para utilização no ensino e na pesquisa, sendo o seu pleito atendido pela família