“Médicos da Casa de Sergipe”. Este foi o tema da palestra de Samuel Albuquerque, no almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese) desta quinta-feira, 14. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), o historiador apresentou um quadro amplo da contribuição dos profissionais de saúde do Estado para a história.
“No ano em que celebramos o centenário de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, consolida-se uma profícua parceria com a Somese, fato que nos leva a refletir sobre a presença dos médicos na Casa da Memória Sergipana”, afirmou Albuquerque, ao iniciar a palestra.
O historiador fez referência aos médicos que integram a relação de sócios do instituto, entre eles, Petrônio Gomes (presidente da Somese), Lúcio Prado Dias (secretário-geral da entidade) e Antônio Samarone. Sobre estes três médicos, Samuel Albuquerque citou a publicação “Dicionário Biográfico de Médicos de Sergipe”. “Esse trio vem se destacando na preservação da memória e na reconstituição da história da Medicina em Sergipe”.
Feito este registro, o presidente do IHGSE falou sobre os principais médicos que contribuíram para a história sergipana, a exemplo de Felisbello Firmo de Oliveira Freire, Lourival Baptista, Florentino Telles de Menezes, Alcebíades Corrêa e Alvaro Telles de Menezes, sendo que estes dois últimos participaram da fundação do instituto.
“Nossa intenção é estreitar, cada vez mais, o nosso dialogo com a Somese. Da mesma forma, a Casa de Sergipe está de portas abertas aos demais setores da sociedade, notadamente os indivíduos e entidades comprometidas com a preservação e o uso responsável da memória sergipana e brasileira”, encerrou.