A relação da Sociedade Médica de Sergipe – Somese – com a Secretaria de Estado da Saúde é positiva no intuito de discutir os problemas da saúde em Sergipe. Prova disso, foi a presença do secretario Antonio Carlos Guimarães no almoço desta quinta-feira, dia 26. O gestor costuma atender aos pedidos de audiências feitos pela entidade médica, que visa debater os temas mais importantes para a categoria. Na pauta desta quinta: a situação do Sistema Único de Saúde. Antonio Carlos Guimarães apresentou e discutiu o Índice de Desenvolvimento do SUS, que avalia o SUS em todos os municípios brasileiros, e o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos. De acordo com o secretario, a pesquisa apresentada é uma prova de transparência do SUS.
Para o presidente da Somese, Petrônio Andrade Gomes, com o Índice é possível abrir novos horizontes para análise do SUS. “Grande parte dos médicos da Somese integra às especialidades médicas no SUS. É justamente essa importância da Sociedade Médica de Sergipe integrar esse trabalho porque nós também sabemos como viabilizar a melhora desses indicadores”, explica Gomes.
Guimarães, explicou a importância de ações como essa, de mostrar o que está sendo feito na saúde pública do País e o projeto de cargos para os profissionais envolvidos nessa área, para fortalecer o SUS."Poucos são os sistemas no mundo que têm o grau de transparência do SUS, através da qual faz uma avaliação e a deixa exposta na internet para acesso não só da população brasileira, mas também abre seus dados para os olhos de todo o mundo", ressalta.
Fotos: Fabiana Costa/SES
Com informações da SES