O almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese) desta quinta-feira, 19, teve como tema principal a criação de mecanismos de acesso de macas em elevadores, em prédios residenciais e comerciais. O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – do Estado, Leonardo Coelho, participou do almoço e falou das dificuldades de locomoção de pessoas doentes, em macas, através dos elevadores convencionais.
O presidente da Somese, Petrônio Gomes, afirmou que a entidade apresentou como proposta ao Plano Diretor de Aracaju uma emenda que torne obrigatória a adaptação dos elevadores, para que neles possam ser transportadas pessoas em macas. “A Somese encampa esta campanha, para que os edifícios tenham elevadores que suportem macas”, afirmou Petrônio, sugerindo ao vereador Gonzaga, presente no almoço, que abrace essa causa.
O coordenador do Samu, Leonardo Coelho, considerou a iniciativa da Somese como “muito interessante e positiva”. “O acesso aos edifícios hoje se dá com muita dificuldade. Enfrentamos situações complicadas quando temos que transportar idosos ou pessoas com mais peso em macas, nos modelos atuais de elevadores”, ressaltou.
De acordo com Leonardo, “como a população está envelhecendo, e a cidade crescendo, um projeto que regule essa questão seria muito importante, pois todos podem precisar um dia do uso de macas”. O vereador Dr. Gonzaga se mostrou simpático a ideia e pediu ao coordenador do Samu mais informações sobre as especificações que os elevadores devem conter para comportar macas.