Notícias

Mar 2012

Somese recebe Dom Henrique Soares e Eduardo Amorim

Compartilhar:

20190815130819_5d5583737dd98.jpg

Na tarde da última quinta-feira, 8, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) realizou o seu tradicional almoço e contou com a presença de dois importantes nomes da sociedade sergipana. O bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, e o senador Eduardo Amorim, além disso, os médicos que costumam comparecer ao almoço das quintas. O deputado Gilson Andrade e o vereador Emerson Ferreira, ambos médicos, também marcaram presença.

O principal tema de discussão foi o escolhido para a 49ª Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB): "Fraternidade e Saúde Pública". Nada como uma conversa entre a Igreja e os representantes médicos.

Comandando a mesa e o bate papo, o médico e presidente da Somese, Petrônio Gomes, falou sobre a importância de ter a presença de Dom Henrique Soares no evento. “Foi uma honra contar com a presença de Dom Henrique no nosso encontro, já que se trata de um momento salutar para a sociedade, igreja e medicina, com a campanha da fraternidade deste ano”, ressaltou o presidente.

Em meio a médicos, Dom Henrique Soares não falou de saúde e sim sobre conceitos religiosos, como a fé. Ele destacou a relação da Medicina com as provações que os profissionais passam diariamente. "O médico é tão importante que é tido como um sacerdócio exercer a profissão. Sabemos das dificuldades na saúde pública, mas não podemos perder a nossa essência. Não critico nenhum de vocês por lutarem por melhores salários, por melhores condições de trabalho, e sei que não é fácil entrar num centro cirúrgico e ter seu paciente muito mal e pensar em como dar a notícia boa ou ruim, a depender do que ocorra na cirurgia. Sei que é angustiante para vocês e ainda mais para a família. Precisamos fortalecer a nossa fé cristã", relatou Dom Henrique.

Ainda nesse tema, Petrônio Gomes fez questão de destacar que o profissional da Medicina era o mais importante que existia na sociedade e o exercício da profissão é algo divino, um verdadeiro dom. “Somos médicos por dom e dom é de Deus”, ressaltou.

O senador Eduardo Amorim falou sobre o tema da campanha. "É uma honra estarmos aqui num almoço como esse, tradicional por trazer para discussão diversos temas. Como cristão, católico, não poderia deixar de participar desse encontro, que para mim tem o sentido de aproximar ainda mais nós médicos e a nossa igreja. A Campanha da Fraternidade que este ano completa 49 anos traz um tema que envolve todos nós, e trata da maior angústia do povo brasileiro: a saúde pública, como foi dito o ano passado pelo próprio ministro da Saúde em uma Comissão no Senado", destacou o parlamentar.

Siga-nos no Instagram