Na oportunidade, o presidente da Sociedade Sergipana de Mastologia, Dr. Virgílio Fernandes, informou que em Sergipe não existe o mamógrafo digital, o que segundo ele dificulta a detecção precoce do câncer de mama, já que necessita de um procedimento por extereotaxia [indicado para identificar pequenas lesões difíceis de localizar]. "Sem o exame, não temos como encontrar as lesões não palpáveis com exatidão. Não existe nenhum mamógrafo digital em Sergipe, mas uma mamografia adaptada. Ele [SUS] usa a mamografia convencional e leva o resultado para processar em um aparelho digital e sai como se fosse digitalizada", garante o mastologista Virgilio Fernandes ao destacar que no país, cerca de 60% das mamografias feitas pelo SUS em cinco capitais inclusive em Sergipe apresenta erro no laudo de câncer.
Diferentemente do que disse o mastologista Virgilio Fernandes, os representantes das clínicas Santa Sofia, Mater Day, Imama e Climagem, que são contratadas pelo município, informaram que não há irregularidades em seu funcionamento, possuindo aparelhos modernos, de alta resolução, bem como técnicos em radiologia capacitados para a realização das mamografias. A clínica Imama se defendeu garantindo que a clínica possui o serviço de estereotaxia, mas que somente poderá ser oferecida a população após acordo firmado com o Município de Aracaju.
A Vigilância Sanitária confirmou que as clínicas que prestam serviços ao município, possuem licença sanitária e estão em situação regular. Ainda segundo a vigilância, no município existem atualmente 21 prestadores dos serviços de mamografia e que no processo de renovação da licença sanitária aqueles que não obtiverem autorização deverá ser comunicado ao MPE a fim de que as providências possam ser tomadas.
A promotora de Justiça do MPE, Euza Missano, afirmou que o órgão solicita que o município contrate um prestador para se fazer o exame de biopsia. "Após a reunião de hoje [8] já iremos notificar o município pelo não comparecimento na reunião e queremos saber se já houve a contratação de um prestador ou serviço próprio para a realização do procedimento de biopsia estereotáxica", conclui Missano.
Portal Infonet