Notícias

Jul 2011

Hospital Pedriátrico tem inauguração novamente adiada

Compartilhar:

20190815130833_5d5583812cda3.jpg
A primeira etapa do Hospital Pediátrico José Machado de Souza, localizado no Hospital de Urgência de Sergipe - Huse -, onde deveria funcionar o pronto-socorro e a enfermaria para crianças desde o dia 28 de junho não foi entregue novamente. Aliás, isto foi promessa de Antônio Carlos Guimarães, secretário de Estado da Saúde no dia 1º de junho, quando a equipe de reportagem do Jornal Cinform foi conhecer as instalações.

Orçada em R$ 2 milhões, a reforma deveria beneficiar centenas de pessoas que buscam atendimento digno, mas na hora que mais precisam não recebem o apoio necessário de instituições como a Secretária de Estado e a Fundação Hospitalar de Saúde. O hospital pediátrico deveria estar funcionando plenamente e amenizando um pouco o sofrimento de muitas mães de família, já que seriam disponibilizados 52 leitos e que até o ano que vem o número será ampliado para 150.

Em um primeiro momento, Antônio Carlos Guimarães, secretário de Estado da Saúde, informou que o compromisso de inauguração do Hospital Pediátrico seria final de junho. No entanto, problemas com a instalação dos aparelhos condicionadores de ar impediram que isso acontecesse. "Esses problemas impossibilitariam a garantia do padrão de ambiência que prezamos em todas as nossas obras da Saúde", explica.

Dias após, Antônio Carlos Guimarães assegurou que a unidade hospitalar seria entregue à comunidade no final de julho, com data prevista para o dia 27, Dia do Pediatra. "Será não só um marco para a saúde dos pequenos cidadãos que vivem em Sergipe, mas também uma oportuna e feliz homenagem a essa categoria tão importante para a medicina", destaca.

Que homenagem! Novamente, a data foi adiada. Em nota divulgada na tarde de quarta-feira, 27, a assessoria de Comunicação da Fundação Hospitalar de Saúde explicou os motivos que levaram a outro adiamento da inauguração e se comprometeu em entregar a obra no prazo máximo de 60 dias.

NOTA

"Com relação ao Hospital Pediátrico José Machado de Souza, após a realização do processo licitatório foi contratada a empresa L A Construções Ltda. Esta empresa iniciou o processo de reforma do referido hospital em 22 de fevereiro 2011, com data prevista em contrato para o término da obra em 26 de junho de 2011. A obra vem sendo acompanhada e monitorada pela Coordenação da Infraestrutura da Fundação Hospitalar.

No período do contrato, a referida empresa não cumpriu o cronograma da obra por vários problemas: um deles, e que mais contribuiu, foi, sem dúvida, o contingente de operários aquém do necessário no canteiro da obra.

Ao final do tempo previsto, foi feito um aditivo de prazo para a referida empresa de mais 30 dias, que também não foi cumprido. Com isso, deu-se o cancelamento do contrato e novas medidas estão sendo tomadas no tocante à substituição da empresa. Posteriormente será informado uma data para a inauguração da obra. Importante afirmar que não existem pendências financeiras com a empresa supracitada.

Reconhecemos, que em função do exposto acima, não teremos condições de cumprir o prazo de 27 de julho para inauguração do referido hospital, o que consideramos lamentável, mas nos comprometemos a inaugurar o hospital num prazo máximo de 60 dias".

Siga-nos no Instagram