Notícias

Jun 2011

Clínica de saúde ou casa de morcego?

Compartilhar:

Alessandra Cavalcanti (Jornal Cinform)

"Já necessitei de atendimento médico, no Hospital São José, mas não consegui. Ali, há muitos problemas. Falta tudo: seringas, gases, remédios, material de limpeza e até médicos. A saúde de Japaratuba anda mal. Nem mesmo a Clínica de Saúde da Família (CSF Dr. José Augusto Correia Santos) foi inaugurada. Está toda prontinha, mas lá só entra morcego".

O desabafo da auxiliar de serviços gerais, Joelma dos Santos, evidencia que o município de Japaratuba - no leste sergipano - não está capenga somente no quesito segurança pública - conforme foi apresentado na matéria 'Assaltos movimentam comércio de Japaratuba', neste mesmo caderno e edição. A saúde local também está doente. Muito doente.

Esta realidade revolta a comunidade japaratubense que, por medo de perseguição, não tem coragem de abrir a boca para dizer onde é que está doendo. Segundo uma servidora do município, cuja identidade não foi revelada a pedido dela, é lamentável o descaso do poder público com o povo daquela terra. É um tipo de ferida que fica sempre em carne viva e parece nunca vislumbrar a cura.

 DESORDEM"Está tudo de pernas para o ar. Recordo-me que na administração passada, Japaratuba contava com o Serviço Especial de Saúde Pública - Sesp -, que dava todo apoio médico-hospitalar às pessoas da cidade e região. Agora, tudo mudou. A clínica de saúde sequer foi inaugurada. A maternidade do hospital fechou, e Capela, por se tratar da cidade mais próxima, tem sido o destino do povo de Japaratuba", ressalta a servidora.

Até o fechamento desta matéria, o Cinform não localizou a prefeita Lara Moura para obter informações sobre a inauguração da CSF, já que a Secretaria de Estado da Saúde - SES - deixou claro que a decisão quanto à inauguração e utilização da clínica passa pela prefeitura'. "A CSF está praticamente concluída, faltando detalhes de acabamento interno e externo", destaca o secretário da Saúde Antônio Carlos Guimarães. No último sábado, estava agendada uma visita do secretário à cidade para conversar sobre o assunto com a prefeita Lara Moura. O Cinform continuará acompanhando.

Siga-nos no Instagram