Notícias

Mai 2011

Sessão das academias: momento histórico

Compartilhar:

20190815130840_5d55838871484.jpg
20190815130840_5d55838881652.jpg

A sessão conjunta das academias de Medicina e de Letras, para celebrar o Jubileu de Ouro do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o seu fundador, o professor e médico Antônio Garcia Filho, aconteceu na noite da última quarta-feira, 25.

A solenidade contou com a presença do magnífico reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho; do secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana; do diretor da Faculdade de Medicina, Alex Vianney, entre outras autoridades.

Usaram da palavra o acadêmico Eduardo Garcia, que fez um relato consistente e minucioso de todos os passos para a fundação e instalação da faculdade, em 1961, apresentando aos presentes um rico acervo fotográfico.

PERSONALIDADE ÍMPAR

Para o presidente da Academia de Letras, José Anderson Nascimento, o médico, professor, poeta, compositor, literato, agente cultural e intelectual, Antônio Garcia Filho, foi uma personalidade ímpar da sociedade sergipana. Teve militância na Medicina, em especial no Hospital de Cirurgia, na política, atuando no Partido Socialista Brasileiro, que na época acenava com um programa de combate ao capitalismo e à exploração do homem pelo homem.

Anderson acrescenta que a história da Faculdade de Medicina de Sergipe registra de forma permanente a participação de Antônio Garcia Filho como o seu formador de maior relevo, projetando-o à criação da Universidade de Sergipe e à difusão cultural através da Academia Sergipana de Letras, desde os anos 60 do século passado.

PRESENÇAS

Acadêmicos de Medicina presentes: Fedro Portugal (presidente), José Hamilton Maciel Silva, Lucio Antonio Prado Dias, José Augusto Soares Barreto (professor fundador da Faculdade) Paulo Amado, Cleovansóstenes Aguiar, Hyder Gurgel (professor fundador da Faculdade), Petrônio Gomes, Maria Helena Domingues Garcia, Geraldo Bezerra, Eduardo Garcia, Marcos Ramos Carvalho, Petrônio Gomes e Zulmira Freire Rezende (aluna da primeira turma).

Acadêmicos de Letras presentes: Anderson Nascimento (presidente), Luiz Antonio Barreto, Gilton Garcia (filho do governador Luiz Garcia), Marlene Alves Calumby, Maria Clara Leite Rezende, Ana Medina Fontes, Estácio Bahia, Luzia Nascimento, Domingos Pascoal, José Lima Santana e Lígia Madureira Pina.

Integrantes do Movimento de Apoio Cultural Antonio Garcia Filho - MAC - também estiveram presentes

.

Siga-nos no Instagram