Notícias

Abr 2011

Está aberta a campanha nacional de vacinação contra gripe

Compartilhar:

20190815130843_5d55838b05eff.jpg
"Faço um apelo às mães de crianças com seis meses até dois anos, às grávidas e as pessoas com mais de 60 anos para que procurem um posto de vacinação e tomem vacina contra a gripe".

Esta recomendação foi dada pela presidente Dilma Rousseff, na última segunda-feira, dia 25, durante a solenidade de abertura da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Realizada desde 1999, a campanha anual foi direcionada, até o ano passado, às pessoas com mais de 60 anos e aos indígenas. A partir deste ano, serão incluídas crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes em qualquer período da gravidez e trabalhadores dos serviços de saúde.

PROTEÇÃO

A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1). Serão 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros.

Ao todo, os cinco grupos prioritários da campanha de vacinação somam aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% dessa população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas.

No próximo sábado, dia 30, acontecerá o ‘Dia de Mobilização Nacional' para estimular a ida das pessoas aos mais de 65 mil postos de vacinação, presentes em todas as cidades do Brasil. Durante a campanha, serão mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no país.

QUEM SERÁ VACINADO?

Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses de vida), crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e profissionais de saúde.

ONDE SE VACINAR?

As pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos de vacinação, bem como o endereço e o horário de funcionamento.

CONTRAINDICAÇÕES

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e AIDS, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.

Siga-nos no Instagram