Notícias

Abr 2011

Ministério da Saúde alerta: hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros

Compartilhar:

20190815130843_5d55838b2aae3.jpg

Nos últimos cinco anos, a proporção dos brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010. No ano passado, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual - em 2009, a proporção foi de 24,4%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 26, ‘Dia Nacional da Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial', e fazem parte de uma pesquisa do Ministério da Saúde. Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no DF.

MULHERES E HOMENS

De acordo com a pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Nos dois sexos, no entanto, a análise se torna mais comum com a idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.

"Existe uma certa estabilidade no número de hipertensos no país, em torno de 25%, considerando a população geral. Mas essa proporção dobra entre as pessoas acima dos 50 anos. Outra questão importante é o acesso à atenção primária, que justifica essa diferença entre homens e mulheres, ou seja, elas buscam mais os serviços de saúde do que eles", destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

AÇÕES

No último dia 7 de abril, o Ministério da Saúde e as associações que representam os produtores de alimentos processados firmaram termo de compromisso para reduzir o sal nos alimentos industrializados.

O acordo estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.

Também no dia 7 de abril, foi lançado o programa Academia da Saúde, iniciativa que pretende promover hábitos saudáveis e estimular a promoção da saúde na população.

HIPERTENSÃO

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo.

Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são o entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

Siga-nos no Instagram