Até 12 de maio estarão abertas as inscrições para médicos que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) como oficial de carreira. O edital e o formulário para inscrição no Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos (Camar) estão disponíveis no site http://www.ciaar.com.br.
As vagas são destinadas a profissionais de ambos os sexos, que possuem título de especialista em Anestesiologia, Cardiologia, Cancerologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular-Periférica, Clínica Médica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria, Hematologia, Infectologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria e Pediatria.
O processo seletivo é composto por prova teórica de língua portuguesa e de conhecimentos especializados, prova prático-oral, teste físico e exames de saúde e psicológico. As provas escritas serão aplicadas no dia 19 de junho nas cidades de Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus.
A remuneração para o profissional em início de carreira é em torno de R$ 6 mil, sendo que o médico pode chegar ao posto de major- brigadeiro. A FAB ainda oferece outros benefícios como assistência médica e odontológica, carga horária reduzida, alimentação e moradia.
FORMAÇÃO
Em caso de aprovação no concurso, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), em Belo Horizonte, com duração de 18 semanas.
O curso pretende oferecer aos médicos conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Serviço de Saúde da Aeronáutica, bem como os procedimentos de rotina do oficial nos vários setores de acordo com a sua área de atuação.
Entre as instruções ministradas estão: armamento, munição e tiro, atividades de campanha, conceitos de chefia e liderança, comunicação oral, o funcionamento do sistema de saúde na Aeronáutica, a legislação militar e segurança de voo.
Fonte: Ciaar