Notícias

Fev 2010

HOMENAGEM À ACADEMIA DE MEDICINA NA AULA INAUGURAL DA UNIT

Compartilhar:

20190815130902_5d55839ec2e2f.jpg

Aula inaugural da primeira turma de Medicina da UNIT aconteceu nesta segunda-feira (08/02), em solenidade marcada por belos discursos e um clima de forte emoção. O magnífico reitor Jorberto Uchoa  abriu a solenidade com a presença do deputado federal Eduardo Amorim compondo a mesa ao lado do deputado estadual Rogério Carvalho, do secretário municipal de saúde Marcos Ramos, da presidente da Academia de Medicina Déborah Pimentel, do Presidente da Somese Petrônio Gomes, do coordenador do curso, professor Francisco Prado Reis e do Dr. Hesmoney Santa Rita, um dos coordenadores do curso. Aproximadamente 14 acadêmicos compareceram à solenidade, entre eles os doutores Alexandre Gomes, José Augusto Barreto, Dietrich Todt, José Hamilton Maciel, Eduardo Garcia, Paulo Amado, Lucio Prado, Marcos Almeida, Antonio Samarone, William Soares e Geodete Batista.

O primeiro orador da noite foi o coordenador geral do curso, o médico, professor e membro da Academia de Medicina Francisco Prado Reis. Ele fez um resumo da luta árdua e prolongada travada pela Universidade para conseguir a autorização do MEC. Ressaltou que o segundo curso de Medicina de Sergipe surge após meio século de fundação da primeira  Faculdade de Medicina pública, por Antonio Garcia  em 1961, e que o curso que ora se inicia vem focado numa nova proposta pedagógica  bem diferente do ensino tradicional.

O Dr. Petrônio Gomes, presidente da Somese, presenteou o reitor com uma peça anatômica de sua propriedade particular, para compor o acervo da faculdade. A Dra. Déborah Pimentel, da Academia de Medicina, mostrou seu contentamento e satisfação com o momento histórico, transmitindo mensagens de estímulo e prática humanista aos jovens alunos que inciam a sua trajetória de futuros médicos.

No seu pronunciamento, o reitor Jouberto Uchoa fez os agradecimentos de praxe, aos governantes do estado e do município, pelo incentivo e apoio, aos parlamentares sergipanos, destacando o trabalho do senador Almeida Lima e do deputado federal Eduardo Amorim, agradeceu o importante apoio da Somese e da Academia de Medicina, que abriram suas portas para conhecer de perto o novo projeto pedagógico e a estrutura que a Universidade montou para oferecer ao curso. Agradeceu ao acadêmico Raimundo Sotero, como membro do Conselho Nacional de Saúde, pelas intervenções de apoio nas reuniões do colegiado e finalmente prestou uma significativa homenagem a todos os atuais membros da Academia de Medicina, colocando seus nomes em cada uma das  40 salas de aula a serem  utilizadas pelo curso.   

Encerrando a solenidade, o deputado estadual Rogério Carvalho proferiu a aula inaugural, traçando um paralelo histórico sobre as bases do ensino médico definidas pela escola americana focada no saber e o novo modelo proposto pela Unit. Ao final, cada aluno foi chamado nominalmente para receber de seus pais o jaleco branco, como símbolo dessa nova caminhada, oferecido pela Unit, sendo servido um coquetel aos presentes.

Siga-nos no Instagram