Diretoria da Academia Sergipana de Medicina definiu a programação comemorativa dos 15 anos de fundação da entidade, que acontece a partir do dia 9 de dezembro de 2009, com uma sessão solene no auditório da Sociedade Médica, onde haverá a entrega de diplomas aos acadêmicos fundadores e o lançamento do Selo comemorativo à data pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Já no dia 15 de dezembro, a partir das 17:30 horas, na Sociedade Semear, ocorrerá o lançamento do livro “Dicionário Biográfico de Médicos de Sergipe – séculos XIX e XX”, de autoria dos acadêmicos Antonio Samarone, Lucio Prado Dias e Petrônio Gomes, com apresentação de Déborah Pimentel, presidente da Academia e prefácio de Luiz Antonio Barreto, da Academia Sergipana de Letras e do Instituto Tobias Barreto. Para viabilizar a obra, fruto de 4 anos de pesquisa dos seus autores, foi fundamental a participação da Universidade Tiradentes, como patrocinadora exclusiva.
O Dicionário Biográfico é composto por notas introdutórias dos autores, verbetes de 600 médicos que atuaram em Sergipe nos séculos XIX e XX. Os critérios de inclusão foram os seguintes: todos os falecidos e os vivos somente com mais de 70 anos de idade. Por solicitação da promotora da publicação, foi incluído um capítulo com todos os “imortais” da Academia Sergipana de Medicina. Por fim, um capítulo com verbetes incompletos. Paralelamente será disponibilizado um site da publicação para que as pessoas interessadas possam sugerir inclusões, correções e sugestões para uma próxima edição.