Dr. Ricardo Scandian, Dr. José Menezes, Dr. Henri Clay e Dr. Petrônio Gomes
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe (OAB-SE), Henri Clay Andrade almoçou nesta quinta-feira (20/08) na Sociedade Médica de Sergipe (Somese), dando continuidade a pauta de discussões sobre as fundações hospitalares, exaustivamente debatidas pelos médicos sergipanos através das suas entidades representativas.
Os debates sobre as fundações estão ocorrendo com freqüência nos tradicionais “Almoços das Quintas” da Somese. Oportunidade para que os médicos sergipanos possam debater e esclarecer dúvidas com o Sindicato Médico de Sergipe (Sindimed), Conselho Regional de Medicina (Cremese), e recentemente (6/8) com o Conselho Federal de Medicina com a presença do presidente Edson Andrade e comitiva. Nesta quinta-feira, o presidente da Somese, Dr. Petrônio Andrade Gomes solicitou a presença do presidente da OAB/SE, Dr. Henri Clay para discutir os aspectos jurídicos da implantação das Fundações.
Dr. Henri Clay, fez um breve relato sobre o requerimento oficializado por catorze (14) entidades da sociedade civil, lideradas pela CUT que resultou na decisão da OAB/SE em ajuizar as ações cabíveis contra a criação das Fundações Públicas de Direito Privado para administrar os hospitais públicos de Sergipe. “Foram detectadas pela OAB/SE, inconstitucionalidades nas Leis Estaduais para a criação dessas fundações, e da forma que vem sendo conduzida, vai causar vários danos ao erário público, será um dano coletivo, inclusive ao próprio Estado”, disse Henri Clay.
No decorrer da reunião, várias dúvidas foram esclarecidas pelo convidado, Dr. Henri Clay e pelo presidente do Sindimed, Dr. José Menezes a respeito do vencimento básico e de plano de carreira para os servidores estatutários que optarem por integrar o quadro funcional das Fundações, e da situação constrangedora que muitos médicos vêem enfrentando por não ter manifestado ainda a sua posição em frente esta situação imposta. “Está acontecendo um terrorismo psicológico com funcionários da saúde, sobretudo, do Hospital Governador João Alves Filho”, afirma Dr. José Menezes. Esse debate terá continuidade neste sábado, 29/08, às 8h, em frente à sede do Sindimed com a presença confirmada do Dr. Henri Clay e os representantes das entidades médicas.