Notícias

Mar 2009

Reunião almoço debate greve dos médicos

Compartilhar:

20190815130918_5d5583aedcaa4.jpg
20190815130918_5d5583aeec4d8.jpg

Desde o dia 3 de março os médicos da Rede Municipal de Saúde estão em greve. Entre as reivindicações da categoria está à implementação do piso salarial nacional de pouco mais de R$ 8 mil, com uma jornada de 20 horas semanais.

Segundo a médica Glória Tereza Lopes, membro do Sindimed, que explanou para diretoria da Somese sobre o movimento grevista, está havendo descaso, insensibilidade e falta de respeito por parte do secretário de Saúde e do prefeito Edvaldo Nogueira com a categoria. “Nos surpreendeu quando o vereador Emerson disse que o secretário Marcos Ramos esta solicitando um documento com as reivindicações, que já foi enviado em outubro do ano passado e em janeiro deste ano”, declarou.

A médica afirmou ainda que a classe não está aceitando o argumento de atribuir à crise econômica a falta de um reajuste salarial. “O que está revoltando é ver os secretários municipais terem um reajuste de 37%, o prefeito criar mais secretarias e não atender a nossa reivindicação, que prevê um escalonamento do pagamento do piso”, explicou Glória Tereza.

O médico e vereador Emerson Ferreira, que faz parte de uma comissão criada na Câmara Municipal de Aracaju para acompanhar as negociações, disse que pelo que tem observado, as perspectivas de se atender o escalonamento solicitado pela categoria não será possível. Ele defendeu a união de toda a classe nesta luta. “A bandeira é de todos os médicos, independente de trabalhar no serviço público ou não”, conclamou. Os participantes do almoço se solidarizaram como movimento e lamentaram a desvalorização do trabalho médico. “É muito triste ver médicos que tanto contribuíram com a Medicina em nosso Estado, hoje já na velhice, voltarem ao trabalho ingressando no PSF para complementar a renda”, comentou indignado o neurologista Zairson Franco.

A reunião almoço de quinta-feira (12/3) foi presidida pelo tesoureiro Hesmoney Ramos, em substituição ao presidente Petrônio Gomes, que está representando a Somese em uma reunião da Associação Médica Brasileira (AMB). O presidente da reunião ressaltou que os espaços da Somese estarão sempre abertos para debater temas de interesse da classe médica.

Siga-nos no Instagram