A Sociedade Médica de Sergipe (Somese) lançou no último dia 27 de junho, o Projeto Memória Viva da Medicina Sergipana, um documentário que conta a história de vida e profissional de 30 médicos sergipanos com sua legitimidade e protagonismo peculiares que tem o objetivo de preservar e disponibilizar um acervo histórico e cultural da área médica no Museu da Gente Sergipana.
O projeto contempla a necessidade de tornar acessíveis essas memórias, através de vídeos, fotos e textos, disponibilizados em meio físico e virtual, fazendo uma justa homenagem em vida a cada profissional, para que futuras gerações de médicos conheçam o trabalho desenvolvido em sua determinada área e o que conseguiram fazer pela medicina.
De acordo com o professor e presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, esse projeto demonstra uma grandiosidade para a história da medicina sergipana. “A atual gestão da Somese percebeu a importância de homenagear e registrar os profissionais ainda em vida para que cada história inspire as novas gerações e os futuros médicos”, enfatizou Dr. Aderval.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e membro da Comissão do Acervo, Dr. Lúcio Prado, a obra reúne um grupo de médicos que construíram uma história na medicina sergipana. “No momento da gravação, o entrevistado coloca as suas manifestações e conta sua história e um grupo de entrevistadores médicos fazem as interlocuções para que se possa seguir uma linha cronológica e, dessa forma, montamos todo o Acervo”, pontuou Dr. Lúcio.
Para o médico oncologista e hematologista, Dr. José Geraldo Dantas Bezerra, um dos 30 médicos homenageados, recebe com muita honra a homenagem. “É com uma satisfação muito grande que estou aqui hoje porque, afinal de contas, é um reconhecimento de um trabalho que a gente vem desenvolvendo há mais de 40 anos em Sergipe”, agradeceu Dr. Geraldo.
Outra homenageada, a ginecologista e obstetra, Drª. Ildete Soares Caldas, enaltece o lançamento da obra que batiza de memorável. “Vamos deixar para as gerações futuras a história desses médicos que lutaram pela profissão e que se dedicaram à vida profissional. Os nossos descendentes terão uma coisa viva da nossa história”, concluiu.
Homenagem Póstuma
No obra, a Somese, também prestou uma homenagem póstuma aos médicos Cleovansóstenes Pereira de Aguiar, Hugo Bezerra Gurgel, Hyder Bezerra Gurgel, Alexandre Gomes de Menezes Neto e José Augusto Soares Barreto que, infelizmente, por motivos maiores não participaram das gravações e não tiveram seus depoimentos registrados, mas fica na memória o legado e o reconhecimento deixados por esses profissionais que tanto se dedicaram à medicina sergipana em suas respectivas áreas de atuação e que farão parte da história do Estado.
Lista dos 30 Médicos homenageados:
Foto: Leonardo Vilas Boas