Notícias

Ago 2019

Atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência sexual foi destaque do Almoço Somese

Compartilhar:

Galeria de Fotos

A enfermeira especialista em Enfermagem Obstétrica e em Educação para Preceptores do SUS pelo hospital Sírio Libanês, Mestre em Saúde e Ambiente pela Unit e coordenadora do Serviço de Referência de Violência Sexual do Estado de Sergipe e professora do curso de enfermagem da Unit, Lourivânia Oliveira Melo Prado, foi a palestrante do Almoço Somese desta quinta-feira, 22, e abordou o tema: “Atendimentos à crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”.

“Esse é um espaço de divulgação, de prevenção e profilaxia de um agravo tão importante na vida das crianças e dos adolescentes. A violência sexual causa um dano físico, emocional e precisamos de parcerias e envolvimento de todos os profissionais. Todas as pessoas tem a garantia e direito à saúde”, pontuou a enfermeira Lourivânia.

Segundo o presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, a palestra de hoje foi abordada com maestria pela colega. “Conseguimos reunir profissionais capacitados que debateram sobre o tema e que puderam nos explicar como são realizados os atendimentos às vítimas que sofreram abuso sexual e como os orientam adequadamente”, explanou Dr. Aderval.

A Dra. Lilian Carvalho, Promotora de Justiça da Infância e da Adolescência do Ministério Público de Sergipe parabenizou a Somese pela iniciativa e por trazer uma temática tão importante, não só para a área médica, como também, para a sociedade. “A violência sexual contra à criança e ao adolescente é uma das piores formas de violência porque atinge o seu físico, psicológico, emocional, além das consequências que poderão advir. Prestigiei a palestra com o objetivo de somar e buscar parcerias”, enfatizou Dra. Lilian.

A esteticista, Lizete Gonçalves, que afirmou já ter sofrido abuso sexual durante a sua infância e adolescência pelo próprio pai, explica que resolveu participar do Almoço Somese para tentar buscar uma forma de ajudar pessoas que passaram pelo mesmo que passou. “Busco locais que fazem atendimento à crianças e adolescentes que sofreram abuso para que eu possa utilizar a minha experiência e explicar como consegui me refazer depois de tantos anos porque acredito que é possível a gente perdoar, se reerguer e recomeçar”, explicou Lizete.

Para a Dra. Vanessa Matos, com especialidade em ginecologia geral e Infanto-Puberal, a palestra foi extremamente produtiva porque nós como profissionais precisamos sempre ter mais informações. “Como faço o atendimento de crianças e adolescentes, é importante que eu saiba como proceder numa situação que haja uma suspeita de abuso sexual e como devo orientar”, destacou Dra. Vanessa.

Siga-nos no Instagram