Notícias

Mar 2020

Entidades Médicas se reúnem para avaliar condutas tomadas sobre o coronavírus

Compartilhar:

Somese reunião.jpg

Diante da pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese), o Conselho Regional de Medicina (Cremese) e o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) se reuniram, em caráter de urgência, na manhã desta terça-feira (17), durante o feriado, na sede do Cremese para avaliar as condutas adotadas pelo Poder Público e as medidas que deverão ser tomadas no Estado.

Na oportunidade, os representantes das classes médicas elaboraram uma nota de esclarecimento sobre o coronavírus, recomendando aos gestores públicos e privados a adoção de medidas preventivas para o atendimento ao cidadão que apresentar sintomas respiratórios. 

O presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, explica que nenhuma das entidades médicas foram chamadas pelo Poder Público para dar opinião sobre a conduta a ser utilizada a respeito da doença. “A reunião teve o objetivo de mostrar a nossa preocupação com os profissionais da saúde que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes com o coronavírus”, enfatizou Dr. Aderval.

Para o presidente do Sindimed, Dr. João Augusto Oliveira, durante a reunião emergencial, a classe médica elaborou um documento orientador pontuando algumas orientações para o Poder Público. “Estamos analisando os impactos possíveis para toda área da saúde e, principalmente, na questão da disseminação do problema”, declarou Dr. João.

De acordo com o presidente do Cremese, Dr. Jilvan Pinto Monteiro, o papel das instituições é informar a população e trazer sugestões para os governantes e mostrar a preocupação com os profissionais da saúde. “Sugerimos que pacientes com testes positivos para o coronavírus não sejam levados para o Huse por conta do grande fluxo de pessoas que frequentam o local”, informou Dr. Jilvan.

Matéria: Maraisa Figueiredo

Foto: Divulgação

   

Siga-nos no Instagram